O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a “Formação Continuada – Oficinas Moodle na Prática”, que tem como objetivo habilitar e atualizar professores e tutores para o uso de recursos disponibilizados pelo Moodle para atividades on-line. Serão ofertadas duas oficinas de modo híbrido (presencial e online), com carga horária de 20 horas cada. O participante poderá se inscrever em somente uma ou em ambas as oficinas e, neste último caso, é possível obter certificado de participação de 40 horas. São disponibilizadas 15 vagas para cada oficina. As inscrições podem ser feitas de forma on-line até as 23h59 da próxima terça-feira, 12.

As vagas são destinadas, preferencialmente, para professores e tutores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os professores da rede pública podem fazer as inscrições, mas só serão classificados caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas. A ordem da inscrição determina a seleção dos participantes contemplados para participar da capacitação.

Como aponta Olga Ennela, Moodle é plataforma de aprendizagem mais completa disponível (Foto: arquivo pessoal)

As oficinas virtuais serão ofertadas em tempo real. De acordo com a professora da equipe multidisciplinar do Cead/UFJF, Olga Ennela, estas oficinas poderão suprir as demandas dos professores por novas dinâmicas pedagógicas, possibilitando a utilização de outros recursos do Moodle que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

“Dentre as plataformas de aprendizagem disponíveis, a Moodle é, sem dúvida, a mais completa, com atualizações constantes e um grande número de colaboradores, já que possui código aberto, o qual possibilita um trabalho coletivo e compartilhado. Possui diversos recursos e traz a possibilidade de agregar links para ambientes externos. A versão que utilizamos atualmente traz um enorme leque de atividades. Além disso, conta com o pacote de recursos adicionais, o H5P, que contém mais de 40 recursos, além daqueles nativos da Moodle, ampliando muito a possibilidade do professor na escolha de atividades e trabalhos com os alunos”, comenta Olga.

Segundo Fernanda Amaral, que ministrará oficina sobre avaliação uso de vídeo interativo em EaD, intenção é “capacitação possibilita aprender a transformar avaliações em ferramentas de aprendizado” (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com a professora Fernanda Amaral, que ministrará a oficina “Avaliação e o uso de vídeo interativo em EaD”, a capacitação possibilita aprender a transformar as avaliações em ferramentas de aprendizado, como também simplificar o processo de avaliação, economizando tempo. “Nesta oficina, ensinaremos a configurar e corrigir as atividades de forma rápida e eficiente por meio da elaboração de questões objetivas e dissertativas, como também a construção de banco de questões para avaliações no estilo de prova”.

O resultado da seleção será divulgado às 16h da quarta-feira, 13 de novembro. Acesse o formulário on-line de inscrição.

Oficina 1 -“Avaliação e o uso de vídeo interativo em EaD”

A oficina tem como objetivo conhecer diferentes possibilidades para os processos de avaliação de ensino e aprendizagem com ênfase nos recursos disponíveis na plataforma Moodle. Como pré-requisito para participar o professor ou tutor deve ter conhecimento básico em informática, internet e conhecimento da plataforma Moodle.

Confira aqui a programação da Oficina 1 -“Avaliação e o uso de vídeo interativo em EaD”.

Oficina 2 – “Mediação e feedback. Atividades em grupo e Seminário Virtual”

A oficina tem como objetivo conhecer diferentes possibilidades para os processos de interação e atividades em grupos, assim como a produção coletivas com ênfase nos recursos disponíveis na plataforma Moodle. Como pré-requisito para participar o professor ou tutor deve ter conhecimento básico em informática, internet e conhecimento da plataforma Moodle.

Confira aqui a programação da Oficina 2-Mediação e feedback. Atividades em grupo e Seminário Virtual”.