Lyderson Viccini presidirá a Sociedade Brasileira de Genética (SBG) no biênio 2024-2026 (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e professor do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lyderson Facio Viccini, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) para o biênio 2024-2026.

Fundada em 1951, a SBG é uma das mais importantes associações científicas do Brasil, dedicada a promover o desenvolvimento da genética. A sociedade reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas da genética, com o objetivo de estimular a pesquisa, a educação e a divulgação científica, além de promover eventos, como congressos e publicações. O papel da SBG também inclui defender o uso responsável do conhecimento genético em benefício da saúde, da agricultura e do meio ambiente.

Para o pesquisador, a eleição coloca a UFJF em evidência no cenário nacional da genética. “Minha participação aumenta a possibilidade de colaborações e parcerias para a Universidade”, ressalta. Ele também acredita que sua experiência como gestor será uma contribuição importante para a SBG, além de seu histórico na área de genética.

Processo de eleição e desafios

A eleição ocorreu entre maio e junho de 2024. O resultado foi homologado durante o Congresso Internacional da SBG, realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em Campos do Jordão, São Paulo.

Entre os desafios que a genética enfrenta no Brasil, o novo presidente aponta a descontinuidade de financiamento como o principal obstáculo. “Pretendemos atuar junto a outras sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), para mobilizar órgãos públicos em busca da continuidade dos programas e projetos científicos”, afirma. Além disso, Viccini pretende estreitar laços com a iniciativa privada e explorar editais internacionais como alternativas para a captação de recursos.

Para sua gestão, Viccini estabelece como prioridades ampliar o número de sócios da SBG e promover uma maior interação com suas regionais. A difusão do conhecimento produzido pelos pesquisadores brasileiros, bem como a aproximação da sociedade em geral e dos professores do ensino fundamental e médio, também são metas cruciais. “Queremos incrementar a atuação da SBG nas mídias sociais, aproximar a sociedade dos resultados científicos e contribuir para o ensino da genética nas escolas”, pontua.

O planejamento estratégico, segundo ele, será baseado na implementação de ações organizadas e compartilhadas com os demais membros da diretoria. Para envolver a comunidade científica e acadêmica, especialmente os jovens pesquisadores, Viccini propõe políticas de incentivo para que as pessoas se tornem sócias e participem dos eventos promovidos pela SBG. A divulgação por meio de mídias sociais também será intensificada para engajar esse público.