Coordenadora do projeto, Priscila Capriles, aponta que é de “suma importância” capacitar professores para a aplicação dos conceitos da educação empreendedora em sala de aula (Foto: arquivo pessoal)

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Educação Empreendedora e Habilidades Socioemocionais ministrado pelo projeto de extensão Empreeduca. O público-alvo é formado por professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes de ensino pública ou privada. Ao todo foram disponibilizadas 10 vagas para profissionais da área. Após a submissão das inscrições, os candidatos terão seus pedidos analisados para ver se cumprem os pré-requisitos estabelecidos. Os interessados podem se candidatar pela internet, até esta quinta-feira, 3.

Existente desde 2018, o Empreeduca leva cursos de educação empreendedora a estudantes da educação básica de Juiz de Fora. O objetivo da ação é fomentar em crianças e jovens a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico e a tomada de iniciativa, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais (as chamadas Soft Skills). Os cursos são ministrados por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela coordenadora do projeto, Priscila Capriles, professora do Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

De acordo com Priscila, a intenção é que, a partir do curso, os docentes possam se tornar replicadores dos conceitos e aplicações práticas da educação empreendedora, financeira e socioemocional. “De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a educação empreendedora e inovação são habilidades e competências importantes a serem trabalhadas nas escolas, e portanto é de suma importância apoiarmos os professores e fornecermos capacitações que auxiliem o aprendizado e aplicação desses conceitos em suas salas de aula”, enfatiza.

Inscrições e detalhes do curso

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line até a quinta, 3. A divulgação dos candidatos confirmados no curso acontece na sexta-feira, 4. Os candidatos serão informados sobre o deferimento ou indeferimento de suas inscrições por meio dos seus e-mails cadastrados.

As aulas do curso serão presenciais e acontecerão na UFJF, entre 7 de outubro e 6 de novembro. Todos os professores voluntários que tiverem suas matrículas confirmadas devem se comprometer a comparecer às aulas e demais atividades presenciais e remotas relacionadas ao curso, com uma frequência mínima de 70%. Os docentes devem ter disponibilidade semanal de 4 horas para atender aos compromissos do Empreeduca.

Os participantes também terão que desenvolver em sala de aula, um projeto de aplicação das técnicas aprendidas durante o curso. “Nossos monitores acompanharão a aplicação durante as aulas. Os professores deverão apresentar um trabalho de conclusão de curso, descrevendo os projetos desenvolvidos por eles e como foi a aplicação em sala de aula. E deverão também apresentar um um vídeo curto e objetivo sobre o resultado final obtido com os estudantes deles”, afirma Priscila.

Haverá emissão de certificado para os participantes. Confira os pré-requisitos para se inscrever e outras informações no Edital completo da seleção.