TV tim-mossholder-unsplash

UFJF sedia 30ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, o WebMedia, de 14 a 18 de outubro (Foto: Tim Mossholder/Unsplash)

Como empregar a inteligência artificial de modo responsável, como será a TV digital do futuro e quais as implicações da coleta de dados por grandes empresas? Esses são três dos tópicos que estarão presentes na 30ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). O evento ocorre entre os dias 14 a 18 de outubro, no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICE/UFJF). 

O seminário, que conta com pesquisadores do Brasil e do exterior, terá ainda uma Maratona de Ideias. Nessa competição, equipes irão elaborar propostas de projetos para melhorar a vida de refugiados em Juiz de Fora e região. 

Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, o WebMedia intitula-se como o principal evento do tema no Brasil e uma oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web. 

O encontro terá também seis minicursos, sessão de tutorial, concursos de trabalhos de iniciação científica, teses e dissertações e o Workshop Futuro da TV Digital Interativa. Os minicursos irão abordar, entre outros temas, o modelo de TV 3.0 e o uso de inteligência artificial generativa para multimídia e web. Confira a programação completa.

Nova TV
A chamada TV 3.0 é o novo modelo de televisão digital, mais interativa e imersiva. Inclui vídeo em ultra definição, escolha de ângulos da imagem, personalização do conteúdo, acessibilidade, realidade virtual, interação com voz e gestos e outras funcionalidades inovadoras. 

No WebMedia, “o tema vai ser discutido e analisado de uma forma praticamente inédita, com demonstrações de casos de uso e palestras que vão tentar esclarecer melhor o que será a TV Digital do futuro”, afirma o professor da Faculdade de Comunicação da UFJF Carlos Pernisa Júnior, coordenador local do evento, ao lado do professor Marcelo Ferreira Moreno, do Departamento de Ciência da Computação.

Palestras

Doutor em Física Henrique Xavier fará a primeira palestra (Foto: Arquivo pessoal)

O simpósio terá três palestras principais, sendo a primeira, intitulada “Três visões sobre a Web”, com o doutor em Física e pesquisador do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br),  Henrique Xavier. O profissional apresentará, na terça-feira, 15, um panorama histórico sobre a web, culminando no modelo de negócios baseado na  coleta de dados e no que se denominou Capitalismo de Vigilância. Comandado por poucas empresas de poucos países, seu objetivo é modelar, prever e manipular o comportamento humano em larga escala.

Professor Daniele Quercia, do Reino Unido, aborda inteligência artificial (Foto: Arquivo pessoal)

Na quarta-feira, 16, o diretor de Inteligência Artificial Responsável no Nokia Bell Labs Cambridge (Reino Unido), Daniele Quercia, irá explorar os estágios de operacionalização responsável da IA que visem promover padrões de justiça, conformidade e gerenciamento de riscos.  Quercia é também professor do King’s College de Londres, no Reino Unido. 

Tecnologias imersivas são o tema da palestra do pesquisador Matthias Wölfel (Foto: Arquivo pessoal)

Por fim, o Seminário recebe, na quinta, 17, Matthias Wölfel, que é pesquisador associado da Universidade de Hohenheim (Alemanha) e CEO da  ColorfulBit, um estúdio premiado para novas mídias e tecnologias inovadoras. Wölfel apresentará a evolução da internet até o emprego de tecnologias imersivas. “Nesta palestra, exploraremos como os ambientes imersivos influenciam a conexão humana, os desafios da corporificação, as formas de interação entre os domínios digital e físico na realidade virtual baseada em localização e as novas possibilidades que esses espaços abrem para o aprendizado e a pesquisa em ciências sociais.”

Maratona de Ideias
Intitulada “Tecnologias para Recomeçar”, a Maratona de Ideias (Ideathon) objetiva incentivar o surgimento de novos talentos criativos e empreendedores. Para isso, busca reunir competidores em equipes interdisciplinares, que combinam habilidades técnicas, conceituais e humanas. 

Essas equipes trabalharão no desenvolvimento de soluções com impacto social significativo, especialmente voltadas para os desafios enfrentados por refugiados e deslocados à força no Brasil, com foco em Juiz de Fora e região. A Maratona ocorre nos dias 18 e 19 de outubro.

Serão recompensadas e reconhecidas vencedoras as três equipes que apresentarem projetos com melhor qualidade técnica e aplicabilidade prática.

Inscrições
As inscrições para submissão de trabalhos já estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever como ouvinte, por meio do site do evento webmedia.org.br/2024. Os valores variam de R$ 80, para estudantes, a R$ 697 para profissionais, até a próxima sexta, 4. A partir dessa data, há novas faixas de preço.

O professor Carlos Pernisa demonstra expectativa alta em receber evento desse porte. “É um dos maiores eventos da área no país, se não for o maior. Além disso, é a comemoração de uma data redonda, os 30 anos de WebMedia. Dessa forma, há mais repercussão em relação a ele, mas também uma responsabilidade maior de quem organiza, no caso, este ano, a UFJF. Para a nossa universidade, é muito importante ter eventos assim, com destaque na área onde ele acontece.”

O pesquisador relata também o desafio de trazer participantes para Juiz de Fora, com a possibilidade de tornar tanto o município como a Universidade conhecidas nesse meio.

Leia mais
TV 3.0: uma nova maneira de assistir à televisão

Outras informações
WebMedia 2024
Instagram: brwebmedia
Youtube: CEWebMedia

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Bluesky: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Tik Tok: ufjf_oficial