Cerca de 20 profissionais receberam o treinamento, que durou três dias e envolveu atividades teóricas e práticas. (Foto: Aloízio Coelho)

Uma capacitação promovida pelo curso de Odontologia do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) vai ajudar a tornar os tratamentos de canal oferecidos à população valadarense menos dolorosos e mais eficientes. Cerca de 20 dentistas da rede municipal de saúde bucal participaram do treinamento, que aconteceu nos dias 7, 12 e 13 deste mês e envolveu atividades teóricas e práticas.

Ao longo dos três dias, os dentistas reciclaram seus conhecimentos sobre a anatomia, princípios básicos e etapas operatórias da cavidade de acesso; como lidar com situações de urgência, caso das hemorragias; além da técnica certa para anestesiar o paciente e a melhor opção de anestésico.

A maioria dos alunos do curso foi de egressos da UFJF-GV. É o caso de Alison Lima, dentista formado em 2022 e que desde o ano passado faz residência em uma unidade de saúde da cidade. “Diariamente, recebo pacientes no consultório odontológico com queixa de dor e que só através do tratamento de canal dentário é possível eliminar de vez essa sintomatologia dolorosa e esse curso vem ao encontro disso. Pude reencontrar professores renomados da graduação, que através de uma abordagem didática com aulas teóricas e práticas me possibilitam oferecer um tratamento qualificado, mais preciso, eficaz e promovendo melhores resultados com meus pacientes nos casos de tratamento de canal que surgem no dia a dia do posto de saúde, o que contribui diretamente para a saúde bucal da comunidade”, explicou.

Os conteúdos do curso “Como fazer o acesso endodôntico com previsibilidade e livre de dor” foram ministrados por três professores do Departamento de Odontologia do campus, Bernardo Cesar Costa, Carolina Oliveira de Lima e Rafael Binato Junqueira e aliaram os métodos tradicionais sobre tratamentos de canal, já consagrados na literatura, e inovação, a fim de trazer mais tecnologia para o procedimento.

Cerca de 80 pacientes foram atendidos durante o treinamento. (Foto: Aloizio Coelho)

Idealizado por Costa, a ideia do curso partiu da necessidade de abastecer as clínicas de odontologia do campus com pacientes. Além disso, atende a uma demanda do próprio município de Governador Valadares por treinamento dos seus dentistas. Inclusive, anteriormente o mesmo docente já havia ministrado uma aula para esses profissionais.

Foram atendidos cerca de 80 pacientes, que serão encaminhados para as clínicas do curso de Odontologia, onde continuarão gratuitamente o tratamento, conduzido por estudantes e professores do campus.

Estudantes de Odontologia aprendem nova técnica para tratamento de canal