Cerca de 30 alunos do curso de Odontologia conheceram a técnica de instrumentação mecanizada utilizada no tratamento de canal. (Foto: Sebastião Junior)

Um treinamento realizado na última segunda-feira, 30, promete fazer a diferença na formação de 27 estudantes do décimo período de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV). Os futuros cirurgiões-dentistas aprenderam sobre uma das mais modernas técnicas de tratamento de canal: a instrumentação mecanizada. O novo método não é muito comum nos currículos do curso nas universidades do país, que em sua maioria ensinam apenas a técnica manual.

Idealizador do treinamento, Bernardo César Costa explica que alguns alunos já haviam aprendido sobre a técnica em projetos de treinamento profissional e de extensão, mas queria estender o conteúdo aos demais discentes. “Como esses alunos são do décimo período de odontologia, alguns não tiveram a oportunidade de fazer esse treinamento durante o curso de graduação. A nossa iniciativa é oferecer a possibilidade de terem contato com essa nova tecnologia”. O professor de endodontia da UFJF-GV acredita que a aula da última segunda-feira representa “um diferencial nesse mundo tão concorrido da odontologia”.

Na opinião da estudante Rebeca Pedra, o treinamento vai fazer diferença em sua vida profissional. (Foto: Sebastião Junior)

Rebeca Pedra não tem dúvidas de que o que aprendeu esta semana vai fazer diferença em sua trajetória profissional. A estudante, que devido ao desconforto em lidar com os instrumentos manuais não se interessava muito pela endodontia, agora já vê a especialidade com outros olhos. “Pela facilidade do instrumento e da prática clínica, para mim se tornou mais aprazível mexer com isso [endodontia]. E ver a possibilidade de fazer isso na clínica de uma forma mais rápida e confortável para mim e para quem estiver sendo atendido”, afirma.

E como Rebeca fez questão de ressaltar, não é só o profissional que se beneficia da tecnologia, o paciente também sai ganhando, principalmente na duração total do tratamento, que com a técnica de instrumentação mecanizada chega a ser reduzido de 4h30 para apenas 40 minutos.

O professor Bernardo Costa foi o idealizador da atividade. (Foto: Sebastião Junior)

Essa redução no número de sessões é, na opinião de Costa, o principal atrativo para o paciente. “Hoje em dia, a gente vive em um mundo em que todo mundo quer um fast-food, quer resolver as coisas muito rápido. E a instrumentação mecanizada traz esse benefício para o paciente: consegue resolver o tratamento de canal dele em menos tempo e, às vezes, com mais qualidade ainda”, finaliza.