O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu esta semana visita de duas representantes do Hospital Beneficência Portuguesa e do Instituto do Coração (InCor), dentro do projeto Mapa Genoma Brasil, para alinhamento do fluxo de desenvolvimento do projeto dentro da Instituição. O Serviço de Cardiologia do HU-UFJF/Ebserh, junto com outras renomadas instituições nacionais, é coparticipante do projeto de pesquisa “Saúde de precisão: correlação entre perfil genômico, epidemiológico, clínico e familiar em doenças cardiovasculares”.

Encontro serviu para alinhamento de fluxo de desenvolvimento do projeto dentro da Hospital, que participa a pesquisa “Saúde de precisão: correlação entre perfil genômico, epidemiológico, clínico e familiar em doenças cardiovasculares” (Foto: HU-UFJF/Ebserh)

O projeto é realizado pela Beneficência Portuguesa, em parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HCFMUSP), e está inserido no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo é aplicar medicina de precisão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecer melhor o perfil genômico da população brasileira, especialmente no tocante às doenças cardiovasculares.

Saúde de precisão significa estudar algumas doenças com características de hereditariedade, antes não avaliadas sob esse olhar mais preciso, possibilitando uma avaliação epidemiológica, além de todas as manifestações clínicas do paciente e de sua família, através do teste genético. Dessa forma, pode-se confirmar ou não, nessa população, possíveis doenças cardiológicas hereditariamente transmissíveis.

Pacientes com o perfil indicado podem ser encaminhados por médicos ao Serviço de Cardiologia do HU-UFJF para serem incluídos no projeto, possibilitando avaliações clínicas, exames complementares e mapeamento genético (nos casos indicados).

Banco de dados
“O HU faz parte de um grupo de dez instituições, entre as quais o InCor e a Beneficência Portuguesa, sendo a única em Minas Gerais incorporada ao projeto de cardiogenética dentro do Mapa Genoma Brasil”, ressalta o professor e cardiologista Hélio Brito, responsável pelo Serviço de Cardiologia do HU-UFJF.

De acordo com o médico responsável pelo Serviço de Cardiologia do HU-UFJF, Hélio Brito, o hospital faz parte de um grupo de dez instituições, entre as quais o InCor, a Beneficência Portuguesa e a Escola Paulista de Medicina, sendo a única em Minas Gerais a fazer parte do projeto de cardiogenética dentro do Mapa Genoma Brasil (Foto: HU-UFJF/Ebserh)

A supervisora de casos e familiares, Emanuelle Marques, e a analista de projetos, Luanda Guimarães, apresentaram números e abrangência do projeto, fluxos de inclusão de pacientes e oferta de capacitação, cursos e workshop para profissionais de saúde na área de genética e genômica, além de metas para os próximos anos. Também mostraram o impacto do Mapa Genoma, que vai disponibilizar um banco de dados importante para a definição de políticas públicas na área de oncologia, cardiologia genética e cardiologia populacional.

“A visita foi muito proveitosa, no sentido de ratificar o convite para que o HU continue participando desse grandioso projeto no triênio 2024-2026. O projeto é de grande importância nacional, porque tem o objetivo de fazer o estudo genético de diversas doenças cardiovasculares, que até então não tinham uma correlação genética ainda definida, seja por falta de conhecimento existente, seja pela dificuldade de acesso aos testes genéticos, que em geral são caros”, pontua Brito.

“A possibilidade de utilização desses testes genéticos de forma gratuita por pacientes do SUS enquanto estão participando do projeto é uma grande oportunidade para a nossa instituição no sentido de termos acesso a esses testes e poder realizar os diagnósticos da causa genética de diversas doenças cardiovasculares.”

Confira o curso oferecido pelo projeto: “Capacitação – O papel da genética e genômica na saúde: foco em oncologia e cardiologia”: SIG | Beneficiência Portuguesa (bp.org.br)

O que é o Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

A origem dos recursos
O Proadi-SUS não retira recursos da saúde. Os projetos são geridos com recursos dos próprios hospitais participantes, que se encaixam na definição de imunidade fiscal, onde as instituições desembolsam os valores correspondentes a determinados tributos (PIS, Cofins e cota patronal do INSS) e aplicam no desenvolvimento de projetos que impactam efetivamente no desenvolvimento do SUS.

Construção dos projetos
Os projetos Proadi-SUS são construídos pelos hospitais em conjunto com o Ministério da Saúde, conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e das Secretarias Municipais de Saúde, (Conasems), áreas técnicas, entidades de classe e demais interessados. As iniciativas buscam abrangência nacional, garantindo que os recursos empregados resultem em benefícios para o desenvolvimento do SUS em todas as regiões do país.

Ebserh
O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.