A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com um espaço virtual que reúne todas as revistas científicas da instituição: o Portal de Periódicos. As publicações contam com textos mais curtos e abordam temas específicos, além de podem circular com maior velocidade que os livros. A intenção é fazer com que o conhecimento científico seja compartilhado com maior velocidade.
Os periódicos reúnem artigos científicos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Engenharias. Na avaliação da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Priscila de Faria, a participação nas publicações estimula o desenvolvimento intelectual de profissionais em processo formativo e já formados.
“Hoje a UFJF conta com 37 periódicos em estágios distintos. Temos periódicos muito consolidados, de repercussão internacional e periódicos jovens. Todos eles recebem artigos nos mais variados formatos. Qualquer estudante pode enviar os textos produzidos para estes periódicos. Os textos serão lidos e avaliados por pesquisadores experientes. Caso o texto esteja adequado e seja aceito, ele será publicado sem custos”, destaca a pró-reitora.
Até 2015, cada periódico atuava de forma isolada e havia formas diferentes de distribuição – alguns eram disponíveis na versão impressa e outros, em formato on-line. Nos anos 2016 e 2017, iniciou-se a elaboração de estratégias para o Portal de Periódicos, objetivando apoiar os novos editores e incentivar a inserção de revistas já consolidadas à base de dados on-line.
“Hoje, conseguimos atuar de forma mais coesa e coletiva, apoiando os novos editores e incentivando as revistas mais consolidadas a serem inseridas em bases de dados. Os periódicos trabalham apenas de forma on-line, sem impressão de textos. Usamos um sistema que fica instalado no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e que nos garante a preservação dos dados através de backups semanais”, relata Priscila.
Além das contribuições internas, os periódicos recebem trabalhos de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. Como destaca a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, atuar como membro de uma revista é diferente da tarefa de redigir um artigo. Para compor o corpo editorial de periódicos é necessário realizar o curso de formação de editores, de forma presencial ou on-line.
Além disso, ela reforça que a produção de artigos é uma forma interessante de consolidar o aprendizado e despertar a capacidade crítica dos acadêmicos. “Aprendemos a buscar inspiração nos artigos que lemos e analisar criticamente todo o tipo de informação que norteia nosso tema de estudo. Então, estar junto com uma equipe e desenvolver qualquer projeto que se finalize com a redação de um artigo é uma forma de fechar seu ciclo de aprendizado e contribuir com informações para o campo da Ciência e a Tecnologia nacional e internacional”, finaliza Priscila.
Outras informações:
(32) 2102-3766 – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp)