Destaque da edição é artigo sobre abordagem do impeachment de Dilma Rousseff em editoriais da imprensa (Foto: divulgação)

Está disponível para leitura on-line a última edição de 2024 da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O número apresenta trabalhos que discutem questões atuais e de cunho social a partir do olhar particular do campo da Comunicação.

Entre os 12 artigos publicados, o destaque da edição é “O impeachment de Dilma Rousseff segundo os editoriais da imprensa brasileira”, em que Suzete Nocrato, Diógenes Lycarião e Anézia Lima, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) se debruçam sobre um dos capítulos mais polêmicos da política brasileira. Os resultados apontam um padrão editorial que tende a legitimar o impeachment, além da verificação da existência de paralelismo político por parte dos veículos analisados.

O artigo “O patrimonialismo deles e o nosso: o bolsonarismo e o caso Warner Media”, de João Martins Ladeira, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), procura contribuir com as discussões sobre o patrimonialismo no cenário midiático do Brasil, na medida em que assume, como objeto de análise, a tentativa de intervenção do governo de Jair Bolsonaro na fusão entre as corporações AT&T e Time Warner. Com base na metodologia da arqueologia da mídia, o objetivo do trabalho é investigar as diferentes ordenações que as mídias adquirem ao longo do tempo, compreendendo as dinâmicas de constituição do audiovisual brasileiro.

No artigo “’Pós de verdade’ e jornalismo em Mato Grosso: uma análise sobre o site FolhaMax”, Thiago Cury Luiz e Nayara Fernanda Takahara da Cruz Carvalho, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), adotam a Análise de Conteúdo para investigar releases divulgados pelas assessorias de imprensa do governo do estado de Mato Grosso e republicados pela FolhaMax ao longo do mês de janeiro de 2023. Com isso, os autores buscam entender as práticas associadas ao conceito de “pós de verdade” – relacionadas às produções aquém dos padrões práticos e éticos – no ciberjornalismo, além de observar a frequência de replicação desses materiais e a carência de aprofundamento nos conteúdos veiculados.

Ainda neste volume da Lumina, o leitor encontrará estudos sobre temas diversos relacionados à Comunicação e à sociedade, tais como jornalismo e gênero; cultura pop e ficção; publicidade; product placement e infância; música e suas interseccionalidades; e experiências estéticas no ambiente digital.

Para fechar a edição, há a resenha do livro “Marxismo cultural e estudos de mídia”, de Otávio Daros, escrita pelo pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Arthur Freire Simões Pires. A sinopse conta com uma análise da trajetória e do legado de Douglas Kellner, em que são apontadas as contribuições do teórico estadunidense para os estudos do campo da Comunicação.

Segundo a editora Telma Johnson, artigos da edição refletem fase atual das pesquisas empíricas nos estudos comunicacionais (Foto: arquivo pessoal)

Na avaliação da professora do Departamento de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais da Faculdade de Comunicação (Facom) e integrante da Comissão Editorial da Lumina, Telma Johnson, o grande diferencial da edição são as abordagens ontológicas e atitudes epistemológicas sobre objetos de pesquisa de interesse a programas de pós-graduação do Brasil e do exterior.

“Buscamos selecionar e destacar as práticas de investigação e aplicação de métodos que refletem o estágio atual das pesquisas empíricas no nosso amplo campo dos estudos comunicacionais. Esses trabalhos buscam uma leitura do real por meio de vários métodos científicos, como análise de conteúdo, análise do discurso, análise verbovisual, mapas cartográficos e arqueologia das mídias”, afirma Telma.

Confira a nova edição da revista Lumina.

Outras informações: Facebook oficial da revista Lumina.