Obra de Carlos Bracher que retrata interior do Cine-Theatro Central (Foto: Divulgação)

Até a sexta-feira, 6, o Cine-Theatro Central vai exibir duas obras do artista plástico Carlos Bracher no seu foyer principal, em comemoração aos dois anos da performance “Central em série: Carlos Bracher & Orquestra Sinfônica do Pró-Música”. O evento marcou o início da série “Juiz de Fora: um tributo à terra natal”, na qual o artista plástico juiz-forano se propôs a produzir 25 quadros em homenagem à cidade. A entrada é gratuita e não há necessidade de realizar agendamento.

A criação dos quadros representou a concretização de dois desejos do artista: retratar Juiz de Fora, sua cidade de origem, em uma série e repetir uma iniciativa para a qual foi convidado a realizar em Brasília. Bracher selecionou alguns pontos da cidade para serem retratados, entre eles, a Praça da Estação, os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio e a vista da cidade a partir do Morro do Cristo. A ideia inicial era pintar todos os quadros nos locais, permitindo ao público acompanhar todo o processo.

Na série, Carlos Bracher (foto) se propôs a produzir 25 quadros em homenagem a Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Dando partida para a série, o Central foi inspiração para duas obras expressionistas do pintor. Uma delas retrata a fachada externa do teatro, pintada diretamente do Calçadão da Rua Halfeld. O processo criativo da obra contou com a colaboração de, aproximadamente, 50 crianças alunas da rede municipal de ensino, além de membros de instituições sociais. Já para a segunda tela, Bracher performou na perspectiva do palco, acompanhado pela Orquestra Sinfônica e pelo Coral do Pró-Música, com regência do maestro Victor Cassemiro.

Acesse o catálogo da exposição .

Serviço

Evento: Exposição dos quadros “Bracher – Central em série: Juiz de Fora: um tributo à terra natal”.

Quando: até 6 de setembro de 2024, com visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Onde: Cine-Theatro Central, Praça João Pessoa, s/nº – Centro.

Entrada gratuita