60 voluntários realizaram mais de dois mil atendimentos a 600 indígenas. (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) integrou missão de saúde indígena em meio à Floresta Amazônica, no estado de Rondônia. Representantes do Departamento de Medicina se uniram à ONG Doutores da Amazônia, em uma iniciativa conjunta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e da Secretaria de Saúde Indígena. Em uma semana, 60 voluntários realizaram mais de dois mil atendimentos de diversas especialidades clínicas, além de exames cardiológicos e pequenas cirurgias.

A missão foi motivada pelas necessidades de saúde do povo Cinta Larga, tendo em vista o isolamento da comunidade e a dificuldade de acesso ao local – no interior da Aldeia Roosevelt, a cerca de 500 km da capital. Cerca de 600 indígenas foram atendidos na ação.

Professor da UFJF-GV, Adhemar Figueiredo, coordenou a realização de pequenas cirurgias. (Foto: divulgação)

A delegação da UFJF-GV foi coordenada pelo professor Adhemar Figueiredo, que destacou a relevância da iniciativa para além do contexto social: “Ter a oportunidade de participar de uma missão de atendimento aos povos originários por si só já é uma experiência extremante enriquecedora para qualquer profissional. Como coordenador do curso de Medicina, entendo que promover uma aprendizagem estruturante para o perfil de egresso, sendo formado para atender as necessidades de saúde em diferentes contextos é uma práxis que deve ser replicada ao máximo”.

Um professor, dois estudantes e quatro egressos da UFJF-GV participaram da missão. (Foto: divulgação)

Participaram também da equipe os estudantes André Luiz Gomes e Jonatas Merisio Araújo, do 12º período e os egressos Pedro Bonifácio, André Gustavo, Vitória Millena e Renata Fernandes, que atuaram através dos programas de residência médica aos quais estão vinculados. Os voluntários atuaram na coordenação de pequenas cirurgias e na avaliação eletrocardiográfica da triagem, mas os atendimentos prestados na aldeia contemplaram, também, áreas como Oftalmologia, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Otorrinolaringologia, além de serviços de psicologia, fisioterapia, odontologia e educação ambiental.

Tecnologia aplicada no atendimento em saúde
Durante a missão, que ocorreu entre os dias 14 e 22 de julho, as equipes utilizaram a tecnologia do KardiaMobile – AliveCor para realização de exames eletrocardiográficos de forma fácil e rápida, com o intuito de entender a incidência de arritmias no povo Cinta Larga. Os pacientes que apresentaram eletrocardiogramas com distúrbios de ritmo ou resultado inconclusivo foram submetidos ao exame convencional para diagnóstico e comparação.

A comunidade recebeu atendimentos de especialidades diversas. (Foto: divulgação)

Na oportunidade, os discentes da UFJF-GV puderam experienciar na prática o funcionamento da Saúde Indígena, o atendimento em comunidades e áreas isoladas e em situação de vulnerabilidade. Para o estudante André Gustavo, a missão foi uma experiência única, com aprendizados que ficarão marcados em sua formação enquanto médico, sobre a abrangência do SUS, dos equipamentos sociais e das necessidades assistenciais dos povos indígenas. “Retorno com o vislumbre e a percepção de que se pode fazer mais, e que é, sim, possível exercer uma medicina de qualidade e com equipamentos de primeira linha em todo lugar”.