No primeiro semestre de 2024, a Editora UFJF lançou quatro e-books gratuitos, frutos do trabalho de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de instituições parceiras. As obras abordam diversos temas – incluindo a memória cultural de Juiz de Fora, o estudo dos espaços urbanos no Rio de Janeiro e inovações tecnológicas na historiografia –, contribuindo para a democratização do conhecimento e o enriquecimento do acervo acadêmico. Conheça cada uma delas a seguir e as acesse na íntegra por meio do site da Editora UFJF.
Praças urbanas: reflexões e recomendações para planejamento e projeto
Em uma análise detalhada sobre a função e a evolução das praças urbanas, esse e-book tem como tema o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a preservação e valorização das praças, destacando sua relevância para a vida coletiva e a identidade urbana. As praças, desde a Ágora na Grécia Antiga, até os dias atuais, são vistas como ambientes convidativos e democráticos, refletindo a cultura e a identidade de cada civilização. A obra, organizada pelos pesquisadores Klaus Chaves Alberto e Sabrina Andrade Barbosa, destaca o papel vital desses espaços como centros de convivência social e lazer, promovendo a saúde física e mental dos cidadãos.
O livro reúne diversas pesquisas que mostram como as configurações atuais das praças são resultado da dinâmica da expansão urbana e das movimentações sociais. Os autores discutem a importância de considerar vários parâmetros no desenho e na regeneração das praças, como acessibilidade, abrangência, distribuição urbana, dimensão e elementos naturais, para garantir que atendam às necessidades da população.
“Embora o livro seja dedicado a estudantes de graduação e pós-graduação, o seu conteúdo é de grande relevância para os gestores do espaço público que aqui poderão encontrar inspiração para transformarem as suas cidades em espaços agradáveis, apetecíveis e inclusivos”, reforça a professora Manuela Almeida, prefaciadora do livro, doutora em Engenharia Mecânica e docente da Universidade de Minho (Portugal). Almeida ainda ressalta que a temática do livro está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – da Organização de Nações Unidas (ONU).
Para acessar o e-book, clique aqui. Ele foi publicado por meio do selo editorial Proac, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da UFJF.
Praças da cidade: a área central do Rio de Janeiro
Complementando a discussão sobre os espaços públicos urbanos, esse e-book, organizado pelos pesquisadores Antônio Colchete Filho e Lilian Fessler Vaz, explora a história urbana carioca a partir de suas praças, utilizando o conceito de “imaginária urbana” proposto pelo historiador Paulo Knauss. A pesquisa aborda como as configurações atuais das praças cariocas resultam da dinâmica da expansão urbana e das movimentações sociais, ressaltando a necessidade de políticas públicas para preservação e valorização desses espaços.
Colchete Filho, doutor em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), afirma que “as praças são lugares privilegiados para a compreensão da esfera pública, condensando significados de diferentes tempos históricos e cotidianos”. Segundo ele, a principal contribuição da obra está na análise do espaço público e da paisagem urbana, privilegiando a dinâmica social materializada em mobiliários urbanos, estátuas e monumentos das praças.
Para acessar o e-book, clique aqui. Ele foi publicado por meio do selo editorial Proac, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da UFJF.
SIG: Histórico em Perspectiva
Este e-book explora as novas possibilidades dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados à historiografia, permitindo a análise de dados históricos e possibilitando rastrear mudanças temporais. Os SIG são tecnologias capazes de armazenar, exibir e analisar dados geográficos. Já o conceito de SIG histórico, abordado na obra, amplia essas capacidades ao incorporar informações históricas, permitindo uma compreensão mais profunda das transformações espaciais ao longo do tempo.
Organizado pelos professores Vitória Fernanda Schettini e Rafael Laguardia, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), e Mônica Ribeiro de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em História da UFJF, o e-book é fruto de um esforço colaborativo e incorpora conceitos e práticas da geografia, história e ciências da computação. Segundo Laguardia, o tema é pouco explorado na historiografia brasileira, o que ressalta a importância da obra como uma ferramenta de difusão de conhecimento, técnicas e metodologias de pesquisa. “É uma questão de tempo até que novas gerações de pesquisadores adotem essa ‘virada espacial’ na humanidade”, comenta.
Segundo os organizadores, a principal contribuição do livro é apontar o impacto das tecnologias no futuro das pesquisas e na elaboração da história escrita, enfatizando a necessidade do historiador de utilizar ferramentas tecnológicas em suas atividades profissionais e acadêmicas.
Para acessar o e-book, clique aqui. Ele foi publicado por meio do selo editorial ClioEdel, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UFJF.
Mosaico, Vol. 3
O terceiro volume da série Mosaico, organizado pelo professor aposentado Márcio Guerra, reafirma o compromisso com a preservação da memória cultural e histórica de Juiz de Fora. A obra celebra grandes personalidades locais, como Procópio Teixeira, Maria José Baeta e Joãozinho da Percussão, além de destacar importantes instituições da cidade. Disponível gratuitamente no site da Editora UFJF, o e-book também se junta ao acervo do programa Mosaico, disponível em DVD e no YouTube.
Segundo Guerra, “ter essas histórias impressas assegura um lugar de garantia a mais para que pessoas, instituições, projetos e talentos sejam divulgados”. O livro é um convite à conscientização sobre a importância de preservar a memória local, fundamental para entender a cidade que habitamos e sua rica identidade cultural. Guerra enfatiza que a preservação da memória é crucial para a valorização da cidade e dos seus cidadãos.