O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu de forma extraordinária na manhã desta terça-feira, 2. A questão apreciada foi a definição sobre a distribuição de vagas de professores estabelecida em Relatório da Comissão de Alocação de Vagas Docentes obtidas pela UFJF junto ao Ministério da Educação (MEC). O documento com a devida distribuição das vagas foi aprovado pela maioria dos conselheiros. A votação teve 26 votos favoráveis, 7 contrários e 4 abstenções. O relator do documento é o pró-reitor de Planejamento e integrante do Consu, Eduardo Condé.
A reitora da UFJF, Girlene Alves, abriu os trabalhos da reunião e fez uma síntese de temas debatidos na última reunião do conselho, realizada em 12 de junho.
A primeira pauta debatida foi a alocação de uma outra vaga docente para o campus avançado em Governador Valadares. A inclusão do tema para posterior apreciação do mérito foi rejeitada em votação entre os conselheiros.
Em seguida, o Consu aprovou deliberação encaminhada pela Comissão de Alocação de Vagas Docentes que definia a destinação de seis vagas para o Departamento de Medicina Veterinária, do campus sede, e mais duas para o campus GV: uma no curso de Direito e outra no curso de Fisioterapia.
Por último, o conselho deliberou em torno do relatório da apresentado pela comissão de alocação. Um total de 12 critérios foram utilizados para a distribuição das vagas, baseados em dados dos cursos fornecidos pelos departamentos das unidades acadêmicas. Ao final, os conselheiros aprovaram o relatório. O documento estabelece a distribuição de outras 16 vagas, além das seis vagas para a Medicina Veterinária e as duas para o campus GV.
As 16 vagas restantes serão distribuídas entre os seguintes departamentos, de acordo com o gráfico abaixo.