(Atualizada em 12/06/2024, às 20h46)
O livro “Pílulas de História da Moda”, organizado pela professora do Bacharelado em Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Claudia Bonadio, será lançado na próxima terça-feira, 18. A obra conta com textos escritos por professores, alunos e egressos da Universidade. O lançamento será às 19h, no Planet Café e Cultura, na Rua Morais e Castro, 218, Alto dos Passos.
A ideia principal da obra é ser uma porta de entrada para os estudos em Moda e servir como referência para a busca por informações rápidas e concisas sobre história e cultura de Moda. Como aponta a professora do Bacharelado em Moda e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL), Elisabeth Murilho, em texto na orelha do livro, a intenção é apresentar “pequenas ou grandes curiosidades de forma aprofundada, convidando a saber mais através de outras indicações de leituras para aqueles cujo interesse foi despertado através dessa obra”.
Página no Instagram é origem de coletânea
Os textos do livro têm origem em conteúdos publicados originalmente no primeiro ano da página História da Moda – UFJF no Instagram. O perfil foi criado por Maria Claudia no início da pandemia de covid-19, em 2020. O que inicialmente era uma forma de manter contato com os alunos do curso de Moda no período de distanciamento social, foi ganhando maior repercussão. A partir da chegada de mais seguidores, outros professores se uniram ao projeto.
De acordo com Maria Claudia Bonadio, a primeira postagem da página foi sobre os uniformes de Doutor Plague, ou médico da peste, usadas por médicos no período da peste na Europa, no século XIV. A ideia de transformar o conteúdo da página em livro foi fornecida pela editora Joana Monteleone, uma das pesquisadoras que compuseram textos para a página.
“Joana me convidou para transformar o perfil em livro, pois considerou que o conhecimento gerado não poderia se perder na efemeridade do mundo virtual. Foram alguns anos de trabalho, pois o livro tem mais de 50 autores e era preciso transformar o texto no principal atrativo, pois se no Instagram as imagens são coloridas, no livro são em preto e branco. Também tivemos de abrir mão de muitas imagens, para o livro não ficar muito grande”, conta Maria Claudia, que também é historiadora e professora do PPGACL e do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da UFJF.
Entre os professores da UFJF que escreveram textos para a página no Instagram e que foram transpostos para a coletânea, também estão os docentes Ana Paula Dessupoio, da Faculdade de Comunicação (Facom), e Elisabeth Murilho da Silva, Débora Pinguelo Morgado e Javer Volpini, do Bacharelado em Moda, além da própria Maria Claudia. Dezenas de egressos do curso de Moda e do PPGACL, além de alunos do PPGACL e do PPGH contribuíram com textos.
“Ou seja, é um livro que divulga a produção sobre o tema produzida no Brasil e no exterior (há também autores estrangeiros), mas, especialmente, no âmbito da pesquisa da UFJF”, afirma a organizadora.
A capa do livro foi produzida pelo egresso do Bacharelado em Moda da UFJF, Leonardo Maciel, que também produziu textos para a coletânea e criou a página História da Moda – UFJF no Instagram, ao lado de Maria Claudia. Segundo Maciel, para a identidade visual da página do Instagram foi utilizada a ideia do pouf – penteado do século XVIII difundido por Maria Antonieta – para representar uma celebração da passagem do tempo e do estudo dele. Essa ideia se estendeu para a capa do livro.
“Este processo de criação e ambos os projetos fizeram com que eu pudesse não só me aprimorar academicamente, mas também me entender como artista e ter o privilégio de estar no livro ao lado de tantos pesquisadores que admiro”, aponta Maciel.
Ainda segundo Maria Claudia, o livro se encaixa na área da história pública – aquela feita para o grande público, que está fora da academia. “Uma prova disso é que um dos verbetes – quando ainda era apenas um texto do Instagram – já foi usado como enunciado na Olimpíada Nacional de História em 2022. Ou seja, é um projeto da área de História e que mostra a importância e o montante da pesquisa que tem por tema a Moda hoje no Brasil e em especial na UFJF, que é a instituição de maior presença no livro”, finaliza.
O livro também pode ser adquirido no site da Alameda Editorial.