“Gabriela”, novela clássica de 1975, é um dos trabalhos de Marília Carneiro (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Começa na segunda-feira, 21, às 14h, a Semana de Abertura do 2º semestre do curso de Bacharelado em Moda do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Com o tema “Moda, Figurino e Audiovisual”, o evento contará com diversas palestras até a quarta-feira, 23. As atividades serão realizadas em formato presencial no Anfiteatro 2 do Centro de Ciências. As inscrições são gratuitas e o evento é aberto a toda a comunidade.

Entre os destaques da programação, está a aula magna da figurinista Marília Carneiro, com o tema “Verdades e mentiras do figurino”. A atividade acontece na terça, 22, a partir das 15h30, com mediação da professora do curso de Bacharelado em Moda Maria Claudia Bonadio. A aula será transmitida ao vivo na página do curso no Instagram.

Com mais de cinco décadas dedicadas à criação de figurinos em televisão, cinema e teatro, Marília Carneiro é responsável pelo visual de personagens de telenovelas e minisséries marcantes da TV Globo, como “Gabriela” (1975), “Dancin’ Days” (1978), “Anos Rebeldes” (1992) e “O Clone” (2001). No cinema, o trabalho da figurinista pode ser conferido em obras como “O Homem Que Comprou o Mundo” (1968), “A Dama do Lotação” (1978), “O Cangaceiro Trapalhão” (1983) e “Se Eu Fosse Você 2” (2009). No teatro musical, uma produção recente e de destaque é “Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem” (2022).

“Oportunidade ímpar”

Figurino de “Dancin’ Days”, outro trabalho de Marília Carneiro, também marcou época (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Os figurinos utilizados em obras audiovisuais e outras representações artísticas estão entre as temáticas analisadas por estudantes e docentes do Bacharelado em Moda. De acordo com o coordenador do curso, Javer Volpini, esse interesse se explica, em parte, pela proximidade com o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, também ministrado no IAD.

“Nós vimos uma oportunidade de fazer uma semana para refletir a relação entre moda e figurino, desenvolvimento de tendências de moda a partir do figurino e essa relação da moda com a telenovela. Além do figurino em adaptações literárias, no cinema”, afirma Volpini. “Por isso quisemos trazer um nome de projeção nacional, como é a Marília Carneiro. É uma oportunidade ímpar. Ter o contato com essa profissional que atua em grandes centros, agrega muito à formação dos estudantes.”

Ainda segundo o coordenador, o primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Moda, em 2013, tratou da relação entre moda e figurino. Em 2023, o curso comemora dez anos da formação da primeira turma. “Foi uma turma de uma aluna só, quando a Moda era uma opção no segundo ciclo do antigo Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. No TCC, a aluna analisou o figurino do filme ‘O Grande Gatsby’ (2013). De lá para cá, o figurino é um dos temas de pesquisa que temos dentro do curso”, relata.

Professora da University College London encerra Semana

As atividades da Semana começarão na segunda, 21, às 14h, com abertura a ser ministrada pelo professor Javer Volpini. Na sequência, a professora Maria Claudia Bonadio concederá palestra com o tema “A moda e as telenovelas: uma moda brasileira?”. A mediação fica a cargo da professora Isabela Monken, também docente do Bacharelado.

Para encerrar a Semana, na quarta, 23, a professora Ana Cláudia Suriani, da University College London, dará palestra com o tema “O figurino em adaptações cinematográficas literárias”. A docente é professora associada em Brazilian Studies na instituição inglesa. A palestra está marcada para começar às 16h20 e terá mediação do professor Javer Volpini.

O evento é realizado pelo curso de Bacharelado em Moda, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e com o Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda.

Inscrições e programação

As inscrições podem ser feitas por ordem de chegada na segunda-feira, no Centro de Ciências, logo antes da abertura do evento. O número de vagas é limitado e sujeito ao número de lugares do anfiteatro. Haverá emissão de certificado para quem participar dos três dias do encontro.

Na página do Bacharelado em Moda no Instagram, é possível conferir outros detalhes da programação.

Outras informações:
Bacharelado em Moda