O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou convênio para a abertura de dez vagas de doutorado exclusivas para professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) que ainda não possuem o título. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, 7, às 16h59, por meio de formulário disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica X (Siga X). As aulas da turma especial terão início no segundo semestre deste ano.
As 10 vagas são destinadas a duas linhas de pesquisa: são 5 vagas para a linha de Linguística e Cognição, e as outras 5 vagas são para a linha de Linguagem e Humanidades.
O candidato deve ter título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou, em caso de candidato estrangeiro, por órgão competente em seu país de origem. Além disso, o interessado deve manter vínculo como professor efetivo da UEMG durante toda a duração do curso. Apenas docentes efetivos da UEMG podem se candidatar; os interessados podem ter formação em qualquer área do conhecimento.
Troca de experiências
De acordo com o coordenador do PPG-Linguística, Tiago Torrent, o convênio foi firmado a partir de um diagnóstico realizado pela Comissão de Autoavaliação do programa de pós-graduação ao elaborar o planejamento estratégico para este ciclo avaliativo. Chegou-se à conclusão de que era necessário investir em ações de inserção regional que pudessem contribuir para a formação de novos núcleos de pesquisa em Linguística.
“Uma vez que já vínhamos recebendo alguns candidatos e discentes que eram professores na UEMG, procuramos a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa daquela instituição e propusemos a parceria. A UEMG foi muito receptiva à ideia, organizou uma consulta ao seu corpo docente para levantamento de demanda e, a partir dela, desenhamos o convênio”, conta Torrent.
Para o professor, a participação de docentes atuantes na UEMG trará contribuições para o programa. “Eles são profissionais atuantes no ensino superior, com experiências diversas e ricas que têm muito a contribuir para as pesquisas realizadas no PPG. Vejo essa parceria como uma via de mão dupla no que concerne aos benefícios.”
Ainda de acordo com o coordenador do PPG-Linguística, o programa tem o papel de “desenvolver ações que tenham impacto regional, nacional e internacional”.
“Este convênio é uma dessas ações”, avalia Torrent. O PPG-Linguística é um programa de pós-graduação com conceito 6 na escala adotada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nota aponta que o programa tem nível internacional de excelência.
Inscrições e etapas
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica X (Siga X). A página pode ser acessada por meio do site do PPG-Linguística. No Edital completo de seleção, é possível conferir quais documentos devem ser enviados pelo candidato no ato da inscrição. O documento também pode ser acessado por meio do site do programa de pós-graduação.
O processo seletivo conta com três etapas. São elas: provas de proficiência, análise de anteprojeto de pesquisa pelo orientador pretendido e entrevista. Outros detalhes sobre cada etapa e o calendário resumido das etapas devem ser conferidos no Edital.
A previsão é que a divulgação do deferimento das inscrições seja feita até às 17h do dia 18 de junho. Todas as etapas de seleção serão realizadas em plataforma on-line institucional. Finalizada a seleção, de acordo com o coordenador, as aulas do curso serão presenciais com aulas concentradas em 1 ou 2 dias da semana, no campus sede da UFJF, em Juiz de Fora.
Outras informações: (32) 2102-3134 – Programa de Pós-graduação em Linguística (PPG-Linguística).