Murílio Hingel foi ministro da Educação e um dos fundadores da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inaugura nesta sexta-feira, 24 de maio, às 19h, uma nova exposição temporária intitulada “Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”. A curadoria da exposição visa proporcionar uma reflexão profunda sobre a importância da educação na construção de uma sociedade democrática, destacando a trajetória de Murílio Hingel, que dedicou sua vida a essa causa. A abertura do evento contará com uma roda de conversa, reunindo Alexandre Cadilhe, diretor de Relações Internacionais da UFJF e professor da Faculdade de Educação (Faced); Vinícius Lara e Cícero Vilela, psicanalistas; e Tarcísio Greggio, superintendente do Memorial.

A exposição e a roda de conversa são gratuitas e abertas ao público, não sendo necessária inscrição prévia. A mostra ficará em cartaz no segundo andar do Memorial da República Presidente Itamar Franco, oferecendo ao público uma oportunidade única de explorar a ligação essencial entre educação e democracia através das experiências e contribuições de Murílio Hingel.

Com texto de abertura da prefeita de Juiz de Fora e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, a exposição se divide em quatro núcleos narrativos que abordam diferentes momentos históricos da vida do professor Murílio Hingel (1933-2023): a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (1967-1972), o movimento estudantil durante a Ditadura Militar (1964-1985), o Ministério da Educação sob Hingel (1992-1994) e o Diploma de Reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedido a ele (2006). Cada segmento do circuito expositivo provoca o público a refletir sobre uma necessidade imperativa: garantir que todos tenham acesso a uma educação que os prepare para o exercício consciente e crítico da cidadania.

Para ampliar as possíveis leituras e interpretações, a mostra conta com colaborações especiais. Além das reproduções fotográficas do Arquivo do Memorial, foram concedidas imagens do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Arquivo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. A professora Lucy Brandão, viúva de Murílio Hingel, também contribuiu cedendo fotografias e objetos para a exposição, assim como o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF.

Para o superintende do Memorial, Tarcísio Greggio, a exposição visa explorar a relação entre educação e a democracia (Foto: Arquivo pessoal)

Na avaliação de Tarcísio Greggio, “o objetivo da exposição é provocar o visitante a refletir sobre a relação entre educação e democracia, através de um recorte da trajetória de Murílio Hingel, uma das figuras mais importantes na história da educação no Brasil. Nesse sentido, é também uma justa homenagem ao saudoso ex-ministro, sempre gentil e genuinamente interessado nos problemas nacionais, um professor que chegou ao maior cargo da educação nacional, e que nos deixou em outubro de 2023.”

Reflexões sobre o acesso à leitura

Além das fotografias, documentos, vídeos e objetos, a exposição apresentará o trabalho de duas artistas ligadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart) da Pró-Reitoria de Cultura (Procult). Luana Dias e Maria Julia Ourique, estudantes do Instituto de Artes e Design (IAD), trazem suas próprias perspectivas e interpretações sobre a temática da Educação para a galeria. Maria Julia, autora de uma obra-instalação na exposição, concentra suas pesquisas nas artes visuais e no design gráfico, explorando poesia, literatura e a importância do livro no formato físico. De acordo com a estudante, “o livro sempre foi meu companheiro. É triste ver como o acesso aos livros está se tornando cada vez mais difícil. Aqueles que controlam esse sistema entendem o poder das palavras. Eles temem as transformações que os verbos podem causar nos indivíduos. Pensar é perigoso”, avalia.

O Memorial está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. E aos sábados, das 13h às 18h. A entrada é gratuita, e o estacionamento está disponível para pessoas com mobilidade reduzida. Para mais informações ou necessidades especiais, entre em contato previamente pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br. Para agendar visitas mediadas à exposição, entre em contato pelo e-mail cultura.memorial@ufjf.br.

“Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”

Abertura de Exposição e Roda de Conversa

Sexta-feira, 24 de maio | às 19h

Memorial da República Presidente Itamar Franco – Rua Benjamin Constant, 760, Centro – Juiz de Fora (MG)

Convidados:

Alexandre Cadilhe é professor adjunto da Faced/UFJF. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretor de Relações Internacionais da UFJF. Pesquisador associado ao Grupo Sociedades, Educação e Psicanálise (SEP/UFJF) e coordenador do Grupo Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (Laedh/UFJF).

Cícero Villela é psicanalista, membro do Espaco Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Mestre e graduado em Comunicação pela UFJF e doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador associado ao Grupo Sociedades, Educação e Psicanálise (SEP/UFJF).

Vinícius Lara é psicanalista e historiador. Mestre e Doutor pela UFJF. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Pesquisador associado ao Grupo Sociedades, Educação e Psicanálise (SEP/UFJF).

Outras informações: (32) 2102-3594 – Memorial da República Presidente Itamar Franco.