O projeto de extensão “Letramento em Economia: uma proposta do uso da arte como mediadora” da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 4 e 6 de junho, uma capacitação sobre Economia e Arte para professores do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. O evento acontece no prédio da Economia, de forma presencial. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas on-line, com um limite de 20 vagas. Os participantes receberão certificados.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a iniciativa tem como objetivo capacitar professores para ensinar economia de maneira prática e acessível aos alunos do ensino médio, tendo a arte como mediadora. Especificamente, busca-se tratar de temas da Economia em suas diversas manifestações, bem como considerar o ser humano de forma integral nos processos de produção, consumo e distribuição.

Silvinha Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão, explica que o projeto busca tornar a economia um tema atrativo. (Foto: arquivo pessoal)

A professora da Faculdade de Economia e coordenadora do projeto, Silvinha Vasconcelos, destaca que, embora o ensino de Economia e letramento econômico seja uma prática comum em diversos países desde a infância, no Brasil, esse processo ainda não avançou significativamente, apesar dos esforços do Ministério da Educação (MEC). Ela ressalta que as oficinas foram concebidas levando em consideração as possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos devido aos termos técnicos e abordagens que muitas vezes os afastam e desmotivam.

Nesse contexto, a metodologia de letramento por meio da arte é apresentada como uma solução, utilizando técnicas de teatro e artes plásticas para tornar o ensino da Economia mais acessível e envolvente. “O objetivo é formar cidadãos capazes de tomar melhores decisões em seus processos de consumo, além de possibilitar a produção acadêmica, consolidando a UFJF como pioneira nesse método de ensino e pesquisa”, destaca.

Colaboram também com o projeto a artista visual e educadora Gisele Ogera, a educadora Gabriela Machado e o estudante de Economia e bolsista da Fapemig, Ruan Pablo Pereira Rodrigues.

Outras informações:

Instagram: Anthropos.ufjf