O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve reunido na última sexta-feira, 10, em sessão ordinária do mês de maio. A reitora, Girlene Alves, abriu os trabalhos informando aos membros do Conselho sobre o apoio institucional às campanhas em favor das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apoio será realizado através de contribuições via pix em parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed) e suas instituições associadas. Todas as informações sobre como contribuir serão disponibilizadas nos canais oficiais de comunicação da UFJF.

A reitora também comentou que estão em andamento discussões sobre a possibilidade de os diretores de unidades serem substituídos por professores substitutos em sala de aula, durante o exercício do mandato de direção. Essa atualização foi recentemente anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

A reunião contou com a discussão de duas pautas: a aprovação do texto em apoio à greve dos professores e a discussão da minuta de enfrentamento ao assédio e outras violências, no âmbito da instituição.

O manifesto de apoio à greve dos docentes foi apresentado pela primeira secretária da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), Joana Machado. Posteriormente, foi amplamente discutido pelos membros do Consu e aprovado por unanimidade. Este documento será divulgado nos canais oficiais de comunicação da Universidade.

Na sequência, os membros do Conselho deram início às discussões sobre a minuta que trata do enfrentamento ao assédio e outras formas de violência na UFJF. A elaboração desse documento contou com a colaboração das entidades representativas, as quais discutiram as propostas junto às suas respectivas bases, incluindo estudantes e servidores. O trabalho de elaboração teve início em setembro de 2022 e foi formalizado por meio de uma portaria que instituiu o Grupo de Trabalho em abril de 2023.

A minuta compila disposições sobre o tema, planos de sensibilização e capacitação para a comunidade universitária, protocolos para o tratamento de casos de assédio e apoio às vítimas, além de outras diretrizes para combater as violências no ambiente acadêmico. O parecer do processo foi apresentado pela diretora da Faculdade de Serviço Social, Marina Monteiro de Castro e Castro.

O texto ainda segue em fase de discussão pelo Conselho. A próxima reunião não possui data prevista para ocorrer.

Além dos membros do Conselho, estiveram na reunião a diretora de Ações Afirmativas, Danielle Teles, e o ex-diretor da mesma pasta, Julvan Moreira de Oliveira, ambos participantes do Grupo de Trabalho responsável pela minuta.