Coral Voz e Vida foi fundado na cidade de Bom Despacho (MG), em 1990; grupo homenageia a Espanha em concerto (Foto: Divulgação)

Com ingressos gratuitos, o Coral Voz e Vida apresenta o concerto “Doce España Ventura”, no Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A apresentação é neste domingo, 14, às 19h. No espetáculo, o grupo de Bom Despacho (MG) homenageia a Espanha e rememora a contribuição do país ibérico na formação da cultura brasileira. A performance prevista para o concerto de domingo será realizada sob direção artística e musical de Ewerton Cordeiro, com a cantora e professora Taís Víera.

O concerto tem uma primeira parte dedicada à música espanhola para voz, um intermezzo com a dançarina Renata Barbosa, especialista em cultura hispânica, culminando com a obra “Dom Quixote, vida e morte”, do compositor paulista Vítor Gabriel, para coro, narrador, solistas e piano, inspirada no livro de Miguel de Cervantes. A produção estreou em novembro de 2023, na cidade de Bom Despacho.

A entrada é gratuita e poderá ser feita por meio de convites distribuídos na recepção do Cine-Theatro Central, na sexta-feira, 12, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e no sábado, 13, das 9h às 12h. No domingo, 14, na hora do evento, serão disponibilizados os ingressos que ainda não tiverem sido distribuídos. Cada pessoa poderá retirar, no máximo, quatro convites.

A apresentação é realizada em parceria com o Cine-Theatro Central e a Pró-Reitoria de Cultura (Procult).

O Coral 

Regido inicialmente por Ivânia Marinho Gonçalves, o Coral, fundado em outubro de 1990, enriquece a vida social e artística de Bom Despacho. Contou com a direção artística do maestro Nivaldo Santiago entre agosto de 2003 e dezembro de 2019, período no qual o grupo elevou seus padrões técnicos, trabalho que continua a ser feito desde 2020, sob a regência e direção artística de Ewerton Cordeiro.

Com intensa atividade artística, os membros do Coral estão empenhados em implantar um centro de formação musical, a partir do projeto “Crescendo com Música”, que se desenvolve em parceria com a Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção (ABAP). Além disso, o Coral Voz e Vida foi reconhecido como patrimônio imaterial de Bom Despacho em 2024.

Além de Ewerton Cordeiro, como regente e diretor musical, integram o grupo a soprano e diretora musical Taís Víera, o pianista Thiago Ouchi, o tenor Thales Tácito, o baixo Gustavo Coelho, além de Caiho Carrara, narrador, e Renata Barbosa, dançarina.

Programa

M. CASTELNUOVO-TEDESCO
Romancero Gitano

I. Baladilla de los tres rios

P. SORIANO
El Guitarrico: Serenata

F. ALONSO
La Linda Tapada: Ato II – Canción del Borrico

F. M. TORROBA
La Marchenera: La Pentenera

P. SOROZABAL
La Tabernera del Puerto

M. PENELLA
El Gato Montés: Duo "Torero Quiero sé’

F. G. LORCA
Sevillanas del siglo XVIII

G. BIZET
“Suíte Carmem”

V. GABRIEL
Dom Quixote: Vida e Morte

I. Alonso Quexana
II. Dom Quixote
III. Elogio a Dom Quixote IV. Briga e Desbriga
V. Dulcinea del Toboso
VI. Disquisição na Insônia
VII. Canção Nupcial de Dom Quixote VIII. Dorme, Alonso Quexana

Cantores convidados

Tâmara Lorenzetto (Dom Quixote e Romancero Gitano)
Anna Lamha (Dom Quixote)
Arlana Dias (Dom Quixote)
Beatriz Crivellari (Romancero Gitano)
Josuan Vicenzi (Romancero Gitano)

Serviço

Concerto “Doce España Ventura”

Dia 14 de abril, às 19h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro)

Entrada franca, com retirada de convites no dia 12 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e no dia 13 de abril, das 9h às 12h. Em 14 de abril, na hora do evento, convites não distribuídos anteriormente serão disponibilizados

Outras informações: (32) 2102-6330 – Cine-Theatro Central