Arthur Chioro (segundo à esquerda) foi recepcionado por Girlene Alves, Telmo Ronzani e Marcus David (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, visitou as obras do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob administração da Ebserh) na tarde dessa segunda-feira, 8. Chioro também participou de reunião com o Colegiado Executivo do Hospital e com integrantes da administração central da Universidade. O hospital recebeu R$180 milhões de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão é que as obras terminem até o final de 2026.

Na visita, Chioro foi acompanhado pela reitora da UFJF, Girlene Alves, e pelo vice-reitor, Telmo Ronzani. Também estavam presentes o ex-reitor Marcus David, e o superintendente do HU-UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo.

O presidente da Ebserh destacou o entusiasmo de toda a equipe na retomada das obras. “É muito importante essa visita que nós fizemos aqui. Temos um total compromisso do Ministério da Educação e da Ebserh. Foi muito bom ter vindo aqui hoje e, com a entrega das obras, poderemos atender melhor a população, e realizar com melhor qualidade as atividades de pesquisa e ensino”, apontou Arthur Chioro.

O superintendente do HU-UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, enfatizou a alegria e a satisfação em receber o presidente da Ebserh no Hospital Universitário. “Além de conhecer nosso hospital e todo o trabalho aqui desenvolvido, o presidente Arthur Chioro poderá ver de perto as obras do novo HU, que em breve serão retomadas”. Araújo também destacou o “grande esforço” do presidente da Ebserh para que a retomada das obras fosse contemplada no Novo PAC.

A reitora da UFJF, Girlene Alves, destacou a expectativa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do projeto do HU-UFJF. “Na nossa gestão, reafirmamos a continuidade ao projeto voltado ao HU. A nossa grande expectativa é que com a retomada das obras, a gente possa fortalecer não só o ensino na área da Saúde, mas fortalecer o Sistema Único de Saúde.”

Obras irão aumentar a capacidade de atendimento

Equipe do HU-UFJF e administração central da Universidade participaram da visita (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Após o término das obras, o HU-UFJF passará a contar com 356 leitos destinados ao atendimento de pacientes do SUS, mais que o dobro do quantitativo atual, que é de 154. O hospital contará, ainda, com 18 salas cirúrgicas, área de Hemodinâmica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especializadas (adulto, pediátrica e neonatal), leitos psiquiátricos, Centro Obstétrico, Pronto Atendimento e espaços destinados a transplantes, consultas e exames.

Atualmente, o HU-UFJF conta com duas unidades: uma no bairro Dom Bosco e outra no bairro Santa Catarina, esta última erguida na década de 1930 e utilizada anteriormente como fábrica de tecidos por quase 30 anos. Lá são realizadas por mês, em média, 14,2 mil consultas e 4,2 mil exames ambulatoriais. Com a conclusão das obras na Unidade Dom Bosco, prevista para 2026, os serviços hospitalares da Unidade Santa Catarina serão transferidos para o novo espaço.

Além das melhorias estruturais, estão previstas a implantação de novos serviços, incluindo Centro Oncológico e de Tratamento de Queimados, e centros de referência em áreas como oftalmologia, alta complexidade cardiovascular e em neurologia/neurocirurgia.

A ampliação também terá reflexos positivos no ensino. Está prevista a incorporação de 78 novos espaços dedicados à formação acadêmica, o que possibilita triplicar o número de residentes formados por ano no hospital. Atualmente, há 29 programas de Residência Médica, seis Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional. As ações formam, por ano, 269 residentes, sendo 180 nas áreas médicas e 89 multi/uniprofissionais. Também são ofertados seis cursos de pós-graduação stricto sensu e nove cursos de graduação, que contam com um total de 1,5 mil alunos por ano.

De acordo com o ex-reitor da UFJF Marcus David, os avanços a serem obtidos a partir da retomada das obras do hospital, irão “efetivamente colocar a Universidade como um centro de excelência de formação na área de Saúde e permitir que a UFJF atue de forma muito mais eficiente, cuidadosa, na atenção à saúde da nossa cidade, mudando a saúde pública de Juiz de Fora.”

Bloco E9

Durante a visita, o presidente da Ebserh também visitou o bloco E9. O complexo é composto por um novo ambulatório financiado com recursos oriundos da Universidade e obtidos por meio de emendas parlamentares. Com 27 consultórios e novas salas de aula e preceptoria para alunos e residentes, as obras já estão em fase de conclusão.