(Atualizada em 01/04/2024, às 14h33)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concede na tarde desta segunda-feira, 1º, o título de Doutor Honoris Causa (post mortem) ao ex-presidente da República, João Goulart. A homenagem ocorre exatamente 60 anos após o golpe militar que o depôs, em um gesto que simboliza um forte posicionamento em defesa da democracia, justiça e memória.

A entrega do título será feita aos filhos e netos do ex-presidente, em sessão solene do Conselho Superior (Consu) da UFJF. O evento acontece a partir das 14h desta segunda, 1º, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e é aberto ao público.

Para o presidente do Conselho Superior (Consu) e reitor da UFJF, Marcus David, a concessão insere a Universidade nas atividades dos 60 anos do golpe, que precisam ser marcadas de forma muito firme, com atos em defesa da democracia. 

Trajetória

João Goulart (à direita) na época em que foi ministro no segundo governo de Getúlio Vargas (à esquerda) (Foto: Memórias da Ditadura/Arquivo Nacional)

Nascido em São Borja (RS) em 1919, João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango, teve uma trajetória política marcada por diversos cargos até alcançar a presidência da República em 1961. Sua gestão foi interrompida abruptamente em 1º de abril de 1964, quando foi deposto e posteriormente exilado pela ditadura militar que se instalou no país.

Antes de chegar à presidência, Jango foi deputado estadual e federal, além de ter sido ministro do Trabalho entre 1953 e 1954, durante o segundo governo de Getúlio Vargas. Jango foi eleito duas vezes vice-presidente do Brasil, ocupando o cargo nos governos de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. Durante esse período, também liderou uma missão comercial à China em julho de 1961.

Com a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart assume a Presidência da República em 8 de setembro de 1961. Entre a saída de Jânio e a investidura de Jango, foram muitas as turbulências: os ministros militares não aceitam a posse de Goulart e o Congresso aprova a implantação do Parlamentarismo no país. Jango então, aceita a alternativa conciliatória, para evitar uma guerra civil no país. 

João Goulart (à direita) em cerimônia militar, em Brasília (Foto: Memórias da Ditadura/Arquivo Nacional)

O Presidencialismo é restaurado somente em 1963, após a realização de um plebiscito – mais de 80% dos votos foram favoráveis ao sistema presidencialista. No entanto, o governo de João Goulart foi marcado por diversas tensões políticas e econômicas que culminam com a deposição do político, em 1964. João Goulart faleceu no exílio, na Argentina, em 6 de agosto de 1976, aos 57 anos. O líder deixou um legado de luta em defesa da democracia e dos direitos sociais.

Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa é concedido pela UFJF a personalidades, nacionais ou estrangeiras, cujas atividades, publicações ou descobertas tenham contribuído para o progresso da educação, das ciências, das letras e das artes. A outorga da honraria post mortem a João Goulart foi proposta pela diretora da Faculdade de Serviço Social, Marina Monteiro de Castro e Castro, e aprovada pelo Consu em fevereiro deste ano.