O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia as atividades do seu curso de doutorado no dia 1º de abril. Esse é o primeiro curso do tipo a ser oferecido no estado de Minas Gerais. Oito alunos irão ingressar na primeira turma, neste primeiro semestre do ano letivo. O lançamento do doutorado foi realizado em meio às atividades do VIII Seminário Interno Anual em Educação Matemática (Siaem), do PPGEM, na última quinta-feira, 21.
De acordo com o coordenador do PPGEM, Willian Cruz, o curso vem sendo gestado há muitos anos, processo que contou com o apoio do Colégio de Aplicação João XXIII. Ainda segundo o docente, a intenção é de que o PPGEM se torne um centro de referência e formação de professores que ensinam matemática. Em 2024, o programa de pós-graduação comemora 15 anos de início das suas atividades.
“Estamos iniciando essa primeira turma de doutorado com muita alegria, por sermos o primeiro curso ofertado em Minas Gerais, e estamos nessa luta constituindo um trabalho de muita qualidade na formação de professores de matemática”, afirma Willian Cruz.
Seminário em Educação Matemática
A abertura do VIII Siaem, realizada na última quinta, 21, também marcou o início do período letivo do mestrado em Educação Matemática. O evento contou com a participação de pesquisadores em Educação Matemática do PPGEM, ex-alunos e convidados. Presente na cerimônia, a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, deu as boas-vindas aos novos estudantes e parabenizou os alunos de doutorado pela conquista de fazerem parte da primeira turma do curso.
Também estavam presentes na abertura, a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Leite; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrére; o diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, Elói Teixeira César e o coordenador do curso noturno de Licenciatura em Matemática, Kennedy Martins Pedroso.
Ao longo da última quinta, 21, a programação do Siaem contou, ainda, com participação cultural, palestra, roda de conversa, além da apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do curso de mestrado e o encontro de alunos e ex-alunos do PPGEM. As atividades do seminário seguem até esta sexta-feira, dia 22.