A equipe de competição Rampage Baja, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá participar da 29ª Competição Baja SAE Brasil – etapa nacional. O evento acontece na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), em São José dos Campos, até o domingo, 24. A competição conta com a presença de mais de 70 equipes – a vencedora é classificada para a competição internacional, nos Estados Unidos. 

Criada em 2016, a Rampage Baja UFJF possui atualmente 15 membros de diversos cursos da Universidade. O projeto tem como objetivo a criação de um protótipo off-road desenvolvido de acordo com os critérios da SAE Brasil, responsável pela organização dos eventos e do regulamento de segurança, além de conceder apoio aos candidatos. 

Todos os subsistemas existentes dentro dos carros são avaliados na competição nacional. Essa não é a primeira vez que a Rampage Baja UFJF participa do certame: em 2022, a equipe ficou em primeiro lugar na categoria Cálculo Estrutural e na nona colocação geral. Já em 2023, o grupo obteve o segundo lugar em Design e Ergonomia. De acordo com a responsável pela Gestão e Marketing da Rampage Baja, Maria Teresa Consoli, o projeto a ser apresentado neste ano foi bem testado. 

“Almejamos ficar em uma boa colocação e demonstrar todo o nosso esforço perante a faculdade, pelo projeto, pelos patrocinadores também, porque temos empresas que ajudam a financiar o projeto. Estamos fortes na área de eletrônica, de design e do sistema de freio. Então, nossa expectativa é bem alta “, afirma Maria Teresa. 

A Rampage Baja

A equipe de competição Rampage Baja foi fundada em 2016 e participa de competições desde 2017. O objetivo com o projeto é proporcionar uma formação complementar aos alunos da UFJF, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. O nome da equipe faz alusão a uma espécie de carneiro selvagem conhecida como Ram, animal conhecido por sua força e resistência. Esse carneiro habita o deserto de Baja, no sul da Califórnia (EUA), estado em que nasceu o programa Baja SAE. Esse projeto consiste em um desafio estudantil em que os participantes podem aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos academicamente.  

Outras informações: 

Página da Rampage Baja UFJF no Instagram 

Página do Baja SAE Brasil no Instagram