Evento garantiu momento interativo entre estudantes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O corredor de acesso ao Restaurante Universitário (RU) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu a “Feirinha dos Estudantes Gabriel Pimenta” nesta sexta-feira, 15. A atividade, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), encerrou as ações da Semana de Recepção de Calouros e Calouras organizada pelo diretório. 

Entre os expositores, havia integrantes de atléticas da Universidade e de ações de extensão, que divulgaram seus projetos para os estudantes. Além disso, houve a comercialização de produtos artesanais produzidos por alunos da UFJF e apresentações musicais. 

De acordo com o secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lyon Vitor Borcard, o objetivo da atividade foi apresentar os projetos feitos pelos estudantes da UFJF, além de prestar homenagem ao advogado Gabriel Pimenta, graduado em Direito pela UFJF. Pimenta foi assassinado em Marabá (PA), em 1982, após defender os direitos dos trabalhadores rurais sem-terra e, assim, contrariar interesses de latifundiários da região. 

“A feirinha presta essa homenagem a ele, que foi militante dos Direitos Humanos, e também à família. O intuito aqui é proporcionar um espaço interativo e dinâmico. Muitos estudantes que passam por aqui, para acessarem o RU, gostam bastante. A gente espera que esses eventos se mantenham na cultura da Universidade.”

Estudante do curso de Ciências Sociais, Raissa Pereira foi uma das expositoras da feira. A aluna apresentou as atividades da União Lúdico-Desportiva dos Estudantes de Ciências Humanas (ULDECH) da UFJF. De acordo com Raissa, a atlética abrange 11 cursos e já conquistou vários títulos em jogos e competições.

Feira contou com apresentações musicais de alunos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Já é a terceira vez que nós participamos da feirinha. Aqui, além de expor nosso trabalho e as vitórias que obtivemos com os jogos, nós conseguimos recrutar atletas também. Eu acho super importante a iniciativa, porque é uma oportunidade para fortalecer as atléticas nesse envolvimento com o esporte e os estudos, o que é fundamental.”

Uma das atrações da feirinha foi a apresentação da banda Kairos, formada por estudantes da UFJF. O grupo apresentou repertório formado por rock, pop rock e variações da MPB. Para o vocalista Léo Aral, eventos como a recepção são espaços importantes para os artistas. “Devemos aproveitar esse espaço público e aberto para a gente explorar nossas habilidades. Eu acho importante ter lugar e voz e expressar os nossos sentimentos. É uma questão de liberdade”, acredita.