Estudantes dos cursos de Jornalismo, Rádio TV e Internet (RTVI), Medicina, Farmácia, Odontologia e Enfermagem concluíram seus ciclos dentro da Instituição e agora estão prontos para o mercado de trabalho. (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Mais de cem alunos colaram grau nesta quinta-feira, 7, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estudantes dos cursos de Jornalismo, Rádio TV e Internet (RTVI), Medicina, Farmácia, Odontologia e Enfermagem concluíram seus ciclos dentro da Instituição e agora estão prontos para o mercado de trabalho.

Yuri Abreu buscou a UFJF pela excelência da instituição: “Vou levar a Universidade para minha vida inteira”. (Foto: Iris Faria/UFJF)

Os novos profissionais compartilharam a alegria de concluírem seus cursos e as perspectivas e sonhos para as carreiras que se iniciam. Yuri Abreu é um dos graduados em Enfermagem. Mesmo com um atraso no curso, devido à pandemia de Covid-19, ele não perdeu o foco. “Sempre quis estudar na UFJF pelos cursos de excelência que ela carrega. A Instituição traz diversas oportunidades de crescimento e eu busquei aproveitar todas. Vou levar a Universidade para minha vida inteira e trabalhar com responsabilidade dentro da minha área.”

A formanda em Farmácia, Michele Marcelino, contou que o período da pandemia e a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), embora difíceis, acabaram representando sua fase mais produtiva. “Antes da pandemia eu estava pensando em desistir do curso, mas aproveitei a circunstância para mergulhar nos estudos. O que para muitos foi algo ruim, para mim foi uma benção porque foi a época em que mais me dediquei. O que eu não fiz em muito anos, consegui fazer em dois.” Michele é a primeira da família a obter um curso superior. “Estou muito feliz, graças a Deus consegui chegar aqui. Vou seguir essa carreira com muito orgulho e cumprir a missão de ajudar a quem precisa.”

Formada em Farmácia, Michele Marcelino é a primeira pessoa de sua família a obter um curso superior (Foto: Iris Faria/UFJF)

Graduado em Jornalismo, Ramon Carlos de Souza comemorou mais uma etapa vencida em sua vida, mesmo com o atraso provocado pela pandemia. A missão agora é ir em busca de novos desafios. “Eu pretendo usar a minha formação talvez em concursos públicos ou seguir no jornalismo esportivo. Fico feliz por essa etapa concluída aqui dentro da UFJF e agora é ir em busca de novos objetivos.”

Nascida em Urucânia, interior de Minas de Gerais, Marina Helena contou que entrou em 2016 na UFJF no curso de Química. Porém, ao longo do tempo, descobriu sua outra vocação e, dois anos depois, migrou para Farmácia. Os estágios no Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF) proporcionaram grandes experiências que, segundo ela, farão a diferença na vida profissional. “Vi que o curso de Farmácia era referência em análises clínicas, justamente a área em que tenho muita paixão. Foi uma experiência sensacional ter passado por aqui e agora estou voltando para fazer residência no HU em análises clínicas, justamente a área que eu escolhi. Sou muito grata à UFJF por tudo.”

Última colação

Em sua última colação como reitor da UFJF, Marcus David fez uma breve retrospectiva dos oito anos de sua gestão. Foram mais de cem cerimônias realizadas, totalizando mais de 25 mil alunos formados neste período. (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em sua última colação como reitor da UFJF, Marcus David fez uma breve retrospectiva dos oito anos de sua gestão. Foram mais de cem cerimônias realizadas, totalizando mais de 25 mil alunos formados neste período. “Olhando em perspectiva, isto traz uma honra e um orgulho muito grande de ter participado dessa pequena fração da história da nossa Universidade. Esse trabalho mostra a relevância da UFJF. São 25 mil profissionais que colocamos no mercado de trabalho com o compromisso social em transformar o nosso país.”

David destacou a importância das universidades públicas no país, reforçando que as instituições de ensino superior dão oportunidade para todas as pessoas que, tempos atrás, não tinham este acesso. “As universidades formam jovens com qualidade reconhecida em todos os sistemas de avaliação e são ocupadas por todos os segmentos sociais, por todas as etnias, todo o tipo de diversidade de gênero e classe social. Isso nos orgulha muito. Essa colação teve um simbolismo especial por ser a última do nosso reitorado. É uma emoção porque traz uma visão retrospectiva de uma longa caminhada. É uma alegria e uma sensação de dever cumprido e de muito orgulho pela nossa Universidade.”

Cerimônia contou com apresentação do Coral da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Mais fotos do Evento – Álbum em construção