Obra retrata a amizade e a confiança na busca da aceitação e superação dos medos

“As aventuras da Bruxa Nivelda” marca a estreia, como autora, de Nívea Maria dos Santos, técnica administrativa do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra, inspirada nos contos de fadas, retrata a amizade e a confiança na busca da aceitação e superação dos medos. Num mundo cheio de preconceitos, a personagem principal ajuda uma menina de um pequeno vilarejo a superar seus desafios.

A ideia do livro nasceu com a personagem criada pela autora há 12 anos como instrumento didático nas aulas que ministrava para crianças do Ensino Fundamental. “Eu trouxe para os alunos essa personagem na contação de histórias e percebi que tinha uma grande aceitação. Fico muito feliz de trazer ela agora como história para ser levada para a casa das pessoas. Espero que as crianças possam compartilhar dessas aventuras”, explica Nívea.

A coragem saiu das gavetas no ano passado, com ilustrações de um ex-aluno do João XXIII, German Perez. “O

Autora Nívea Maria dos Santos aborda o desafio da convivência, da diferença e do enfrentamento ao preconceito (Foto: Divulgação)

German foi indicado pelo professor de arte Frederico Crochet e já tinha um extenso material que eu pude conhecer pelas redes sociais. Ele abraçou o projeto e assim começaram os primeiros traços da Bruxa Nivelda, até o resultado que todos podem conferir no livro”.

A autora destaca ainda que embora seja literatura infantil, “Bruxa Nivelda: Deixando de lados os medos” trata de um tema afeito a todas idades:  o desafio da convivência, o convívio com a diferença e o enfrentamento do preconceito”. A obra será distribuída pela Editora Literando e já pode ser adquirida em versão digital pela Amazon. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 8, na Oficina Literária do Colégio de Aplicação João XXIII.