Trabalhadoras, professoras, residentes e alunas participaram do momento de integração (Foto: Divulgação)

Ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março, tiveram início esta semana no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh). Trabalhadoras, professoras, residentes e alunas foram convidadas a participar de dois cafés coletivos compartilhados: um na Unidade Santa Catarina e outro na Unidade Dom Bosco, nas manhãs dos dias 7 e 8 de março. A confraternização reuniu aproximadamente 150 mulheres, sendo um momento de descontração, com música (violino, voz e violão), leitura de crônica e poesia, oportunidade de integração e compartilhamento.

Sarau no HU Santa Catarina – Luciana Santos e Alice Munck (Foto: Divulgação)

Os cafés aconteceram nos refeitórios, que foram decorados com cartazes elaborados a partir de frases de pensadoras como Simone de Beauvoir, Angela Davis e bell hooks, com arte feita pelas oficinas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), sob coordenação da enfermeira Ethelanny Panteleão. Houve também uma parceria com o projeto de extensão Do Laboratório à Mesa, por meio da professora do curso de Nutrição da UFJF, Ana Vládia Bandeira Moreira, que produziu biscoitos decorados para distribuição. A parte artística ficou a cargo da bibliotecária Luciana Santos, da recepcionista Gabriela de Oliveira Venerando, da técnica de enfermagem Aline Thawany e da farmacêutica Alice Munck.

Sarau no HU Dom Bosco – Gabriela de Oliveira Venerando e Aline Thawany (Foto: Divulgação)

O superintendente do HU, Dimas Araújo, parabenizou as mulheres pela data e destacou o trabalho que desenvolvem na instituição: “Que a luta de vocês seja cada vez mais presente, e esse momento de confraternização também possa resultar em novos projetos e novas frentes de luta, não só no hospital como na vida. E que todos os projetos que vocês tenham, tudo que quiserem fazer, que vocês consigam. Porque como já dizia a frase “lugar de mulher é onde ela quiser estar”, ressaltou.

A Unidade de Comunicação Regional 24 produziu peças para o descanso de tela dos computadores e redes sociais, abordando o tema da sororidade. A frase tema da campanha do 8 de março de 2024 no HU-UFJF é da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie: “Ensinemos nossas meninas a se acolherem”. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a necessidade das mulheres se apoiarem e se unirem pela busca e garantia de direitos, respeito e dignidade. Com a mesma frase, a técnica de enfermagem da Unidade de Hematologia Alessandra Nascimento fez as artes para decoração das recepções do HU Santa Catarina e HU Dom Bosco.

Durante o mês de março, outras ações vão acontecer, como salas de espera com os pacientes, abordando saúde da mulher, realizadas por profissionais do HU, da Liga Acadêmica de Saúde Materna e Infantil (Lasmin) e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago), além de distribuição de brindes e café para os pacientes da Nefrologia.

Café da manhã coletivo no HU Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Desde 2022, o HU-UFJF promove campanhas pelo mês da mulher com ações diversificadas e dirigidas aos públicos interno e externo. Os trabalhos de 2023 foram compilados e publicados como relato de experiência na HU Revista. Também foram encaminhados à Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, como um exemplo de boa prática de comunicação interna.

Leia o artigo e saiba mais sobre o caso de boa prática (exclusivo para e-mail Ebserh).