Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e dar início às atividades teatrais no Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Grupo Divulgação (GD) apresenta, nesta sexta-feira, 8, o recital “Cânticos de Mulher”. A apresentação acontece às 19h e os ingressos são gratuitos. Ao todo, 22 artistas, incluindo integrantes da Confraria dos Poetas, apresentam poesias, versos, crônicas e depoimentos que possuem como temática central a figura feminina. Além dos textos, são entoadas cinco canções.

Espetáculo reúne poesias, versos, crônicas e depoimentos que possuem como temática central a figura feminina (Foto: Divulgação)

De acordo com o coordenador do Divulgação, José Luiz Ribeiro, prestigiar e destacar este dia sempre foi uma tradição do grupo. “Ao longo da nossa trajetória, sempre fazemos uma homenagem para as mulheres nesta data. Sabemos que o Dia da Mulher é todo dia, mas neste momento buscamos destacá-la ainda mais”, explica.

“Cânticos de Mulher” conta com textos de autores renomados, como Cecília Meirelles, Íris Cavalcanti, Clarisse Lispector, Adélia Prado, Martha Medeiros, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Um mix de linhas, pensamentos e emoções que exploram os mais diversos aspectos da mulher. Também são apresentados textos autorais criados por integrantes do grupo.

 Ribeiro alerta para a necessidade de resgatar o prazer em apreciar e sorver o que as palavras podem propiciar aos ouvidos, mentes e corações humanos. “Estamos em um momento em que praticamente estão matando as palavras. Com as redes sociais, por exemplo, vemos pessoas que passam a usar uma figurinha ao invés de escrever algo. A figura de um bolo equivale à mensagem de um ‘parabéns, feliz aniversário’. Estamos vivendo em uma sociedade de hieróglifos, então é hora de pegar a poesia e sentir a poesia, e a gente vai fazer isso.”

Além de celebrar o Dia da Mulher, o recital marca a abertura dos três cursos de teatro oferecidos pelo GD à comunidade. 

Outras informações
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura 
E-mail: forumdacultura@ufjf.br 
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306