O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, a visita do representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Guilherme Fonseca, para conhecer os resultados dos projetos de implantação e operacionalização do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF).

Parque Científico e Tecnológico visa criar ambiente de inovação e negócios na região da Mata Mineira (Foto: Divulgação)

A apresentação contou com a presença do reitor da UFJF, Marcus David, do secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), Ignácio Delgado, do diretor de Inovação da UFJF e do Critt, Fabricio Campos, do economista da UFJF, Leonardo Frossard, e da representante da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Josiane Loures. O encontro contou ainda com integrantes da equipe do projeto e do diretor adjunto da Fadepe, Celso Souza de Moraes Júnior.

Na quinta-feira, 29, Campos e Frossard conduziram a reunião junto à equipe do parque, apresentando documentos a Fonseca para a auditoria do processo de operação e consolidação do Partec JF. Por fim, os participantes conheceram as instalações. Atuam como financiadores do Partec JF: Finep, Sede-MG (por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig), PJF e UFJF.

Partec JF
O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF), tem como principal objetivo criar um ambiente de inovação e negócios que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos ali instalados. Além do Módulo 1, que teve seu processo de construção iniciado recentemente, o Partec conta com mais dois módulos. O Módulo 2, Cieptec, tem uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e conta com um galpão de 14 mil metros quadrados,, com pé direito duplo.

O módulo deve viabilizar e criar uma aproximação entre a UFJF e a Zona Norte da cidade, por meio do desenvolvimento de projetos e programas integrados de ensino, pesquisa e extensão, tecnologia, inovação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social daquela região, assim como para a ampliação e consolidação das ações para a interação com as empresas e indústrias instaladas no distrito industrial.

Já o Módulo 3 é uma área com previsão para implantação no longo prazo, localizado na Rodovia BR 040, já com zoneamento e com  projeto para a estruturação de um Parque. O terreno na BR-040 tem aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, é voltado para a atração e instalação de empresas inovadoras em Juiz de Fora, e, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e a PJF, tem como foco atração de empresas âncoras, centros de pesquisa e de inovação setoriais.

A área tem licenciamento ambiental para instalação de empresas em todos os segmentos, pois conta com compensação ambiental, através da cessão do Jardim Botânico. O Parque será um espaço para empresas, centros públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestadores de serviços tecnológicos complexos e de apoio às atividades tecnológicas.

Toda a estrutura do Parque visa ao desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades e centros de pesquisa da Região da Mata Mineira ao sistema empresarial e à sociedade, de forma a promover a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.

Saiba mais sobre o Partec JF