Serão trabalhados os gêneros textuais, as profissões relacionadas à literatura e as possibilidades de divulgação (Pixabay)

Estão abertas as inscrições para a quarta edição das Oficinas de Escrita e Produção de Livros da Editora UFJF. A atividade faz parte do projeto de extensão que oferece aulas e atividades práticas gratuitas para quem deseja ser escritor ou trabalhar com literatura. São abordados conteúdos desde a escrita literária até o processo de preparação do texto e do design da obra, bem como estratégias para sua publicação e divulgação.

O público são pessoas maiores de 14 anos que pensam em ser ou já são escritores ou, ainda, que desejam conhecer mais sobre as profissões relacionadas como editor, revisor, diagramador e designer.

São 50 vagas disponíveis, divididas em duas turmas de 25 alunos. A primeira turma terá cinco encontros realizados todas as sextas-feiras de 14h às 18h durante os meses de abril e maio. Já a segunda turma terá as atividades realizadas em dois sábados durante o mês de maio, entre 8h e 12h e das 13h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line e vão até 18 de março, e as atividades serão realizadas na própria Editora, no campus.

Oficina explora a criatividade dos participantes (Foto: Yuri Da Dalt)

Para a coordenadora do projeto, Nathalie Reis, a base do conteúdo das oficinas é a criação literária nos gêneros poesia, contos e crônicas, no entanto, a intenção é incorporar novas habilidades dos próprios alunos, abordando também quadrinhos, colagens com poesia, entre outras possibilidades. E, além disso, trabalhar conhecimentos sobre as etapas de produção do livro, noções de design, direitos autorais e as formas de autopublicação.

“O feedback tem sido muito positivo, tivemos notícia de pessoas que fizeram as oficinas e seguiram divulgando suas criações, em redes sociais, em campeonatos de slam e autopublicações de e-books.”

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto e editora de publicações da Editora UFJF, a última edição das oficinas teve mais de 300 inscritos, o que mostra o interesse do público sobre como publicar suas próprias criações ou se profissionalizar na área.

Turma de Tópicos Avançados em Escrita e Produção de Livros

Para aqueles que já passaram pelas oficinas, haverá uma continuação da capacitação por meio dos “Tópicos Avançados em Escrita e Produção de Livros”. As inscrições serão abertas em maio e os encontros acontecerão em junho. É preciso ter obtido o certificado de conclusão em alguma das edições anteriores das oficinas.

Mais informações:

Instagram: oficinas.editoraufjf