Novos residentes foram integrados ao HU-UFJF em evento no Mamm

O ano letivo de 2024 começou para os programas de residência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh). Na manhã de sexta-feira, 1º de março, 125 residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais foram recepcionados em solenidade realizada no Museu de Arte Murilo Mendes. A ocasião reuniu autoridades, gestores públicos, preceptores e estudantes.

Dando as boas-vindas, o superintendente, Dimas Araújo, destacou a forte parceria e apoio da Reitoria da UFJF, do Estado e da Prefeitura, que possibilitam um trabalho de reconhecimento do ensino, pesquisa e assistência no HU-UFJF. Ele destacou o novo contrato SUS firmado, em que tudo que o hospital tem disponível foi contratualizado, respeitando as necessidades de ensino da graduação e da pós-graduação. O superintendente também destacou o compromisso com a formação de qualidade, com os profissionais atuantes num ambiente diverso, acompanhados por preceptores e demais profissionais, para que a formação oferecida seja a melhor possível.

O gerente Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa, deu as boas-vindas aos novos residentes e passou alguns conselhos: “Nunca esqueçam das inúmeras pessoas que confiaram suas vidas a vocês. Esse período exigirá muita dedicação, empenho, amor à profissão e ao próximo. O trabalho em equipe também é indispensável, assim como praticar o cuidado humanizado, ter tolerância consigo e com os outros, entendendo o contexto social do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A prefeita Margarida Salomão destacou o fato dos residentes estarem ingressando em uma etapa muito desafiadora, uma etapa de formação na prática. “O SUS é gerido no município, temos uma importante articulação com o Estado, porque somos polo para 84 municípios, a UFJF, o HU e a Ebserh, parcerias fundamentais para a prestação do serviço de saúde em Juiz de Fora, assim como para a formação e atuação dos profissionais”, afirmou.

O HU-UFJF oferece 29 Programas de Residência Médica, uma Residência Uniprofissional em Farmácia e três Programas de Residências Multiprofissionais

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila de Faria, lembrou que os programas de residência precedem os demais cursos de pós-graduação oferecidos pela UFJF. “Hoje a gente contempla residência médicas, uniprofissionais e multiprofissionais, atendendo uma maior gama de formação profissional com qualidade, tanto para nosso entorno, em Minas Gerais, como para o país, e isso é motivo de muito orgulho. A UFJF tem uma responsabilidade de continuar inovando, crescendo e melhorando tudo que faz pelo serviço de saúde, e para isso esse trabalho tão perto de atendimento, desenvolvimento científico e divulgação é essencial, e nós poderemos estar dando suporte a todos vocês”, destacou.

O superintendente regional de Saúde, Renan Oliveira, salientou a importância da formação dos profissionais, que agora passam a integrar a equipe de saúde pública: “O Hospital Universitário tem um papel fundamental para o SUS em toda a região, seja na formação ou na atuação em prol da saúde e recuperação dos cidadãos mineiros”.

O reitor da UFJF, Marcus David, abordou em palestra os desafios da economia nas últimas décadas e como as políticas de austeridade fiscal impactam negativamente as áreas de educação e saúde no país. Refletiu sobre as enormes desigualdades sociais ainda existentes no Brasil e a cultura brasileira de individualizar os problemas sociais, não levando a população a se mobilizar pela busca de interesses coletivos, como a garantia de serviços públicos de saúde e educação de qualidade. “Quando vocês estiverem atuando em sistemas de saúde públicos, precisam pensar que aquele cidadão atendido é uma pessoa como você e merece todo o tratamento. O país só vai dar um salto de desenvolvimento se a gente convencer a população que precisamos lutar contra as desigualdades, que as pessoas precisam ter acesso digno aos principais serviços essenciais como saúde, educação e segurança. Por isso precisamos lutar, e vocês podem fazer essa tarefa na residência e na profissão que escolheram”, enfatizou.

Após as falas, houve apresentação da Coordenação da Comissão de Residências Médicas (Coreme). Na parte da tarde, teve apresentação do Programa de Residência Multi e Uniprofissional na Faculdade de Farmácia.

A cerimônia também apresentou três vídeos: uma mensagem de boas-vindas do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; um vídeo institucional do HU-UFJF e outro sobre temas de interesse dos ingressantes, como protocolos de segurança do paciente, prevenção de infecções e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Thamyez Quézia de Assis, 27 anos, natural de Belo Horizonte, fez Faculdade de Medicina em Roraima e agora retorna a Minas Gerais para fazer a residência no HU-UFJF. “Minhas expectativas são as melhores, ouvi falar muito bem do programa de residência daqui. Espero que sejam três anos de muito aprendizado e crescimento profissional para realizar um sonho, ter essa oportunidade de fazer a residência médica em Neurologia na UFJF. Estou muito animada e empolgada, espero que seja uma jornada incrível”, comemora.

Paulo Henrique Martins, 53 anos, é do Rio de Janeiro, veio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e vai começar a residência multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas. “Minha expectativa e escolha para o HU-UFJF aconteceu pela pesquisa que fiz, mostrando a boa repercussão do programa. Escolhi vir para cá porque tenho uma grande expectativa quanto ao aprendizado, poder agregar mais ainda à minha profissão e a exercer da forma mais justa e correta com os pacientes”, pontua.

Programas de Residência no HU-UFJF

O HU-UFJF oferece 29 Programas de Residência Médica, uma Residência Uniprofissional em Farmácia e três Programas de Residências Multiprofissionais (Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas, Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar e Multiprofissional em Saúde da Família) e um Curso de Especialização em Gestão Hospitalar na Modalidade Residência. Os residentes do HU atuam em cenários da Prefeitura de Juiz de Fora, através de 194 vagas reguladas pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Os cenários ocupados são em ambientes de atenção primária, secundária e terciária.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.