O estudo se refere a três regiões mineiras em 2015. (Imagem: Borko Manigoda/ Pixabay)

Um estudo sobre inserção produtiva do setor de construção civil em Minas Gerais conduzido pelo estudante Estevão de Almeida Higino e pelos professores Thiago Costa Soares e Luckas Sabioni Lopes, os três do Departamento de Ciências Econômicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi publicado na edição de janeiro último da revista Espaço e Economia, periódico classificado com Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A pesquisa se concentrou no ano de 2015 e considerou uma estrutura composta por 22 setores de três regiões, Belo Horizonte, zona metropolitana e restante do estado, e é resultado do trabalho de monografia de Higino.

A principal relevância do estudo, segundo Soares, é “analisar de forma regionalizada o poder impactante do setor da construção civil para a economia de Minas Gerais em um período de turbulência econômica e política”. Os resultados, de acordo com ele, “indicaram que o segmento construtivo é um dos principais motores do crescimento econômico no estado, pois tem alta participação direta e indireta na cadeia produtiva e possui um destacado poder indutor, sobretudo nas regiões interioranas”.

A inserção produtiva do setor da construção civil em Minas Gerais: uma análise regional
Thiago Costa Soares, Estevão de Almeida Higino e Luckas Sabioni Lopes
Para ler o estudo na íntegra, clique aqui