Artista plástica Adélia Sena reúne em 19 telas a essência do seu trabalho baseado em experimentações e diversificação de materiais e técnicas (Foto: Divulgação)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, até 15 de março, a mostra “Entre cores e texturas”, da artista plástica Adélia Sena. Explorando o encontro entre tonalidades e aspectos visuais, a artista traz aos visitantes a possibilidade de se encantarem com as belezas, a intensidade e a pluralidade de percepções que surgem através da arte abstrata. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

São 19 telas que representam essencialmente o estilo de Adélia. “Meu trabalho se baseia em muitas experimentações. Sou curiosa e inquieta; por isso, vivo sempre inovando em materiais e diversificando técnicas. A textura é um elemento que sempre gosto de trabalhar em minhas telas. A variedade de formas e efeitos que posso criar me encanta. É por esse motivo também que a exposição tem o título de ‘Entre cores e texturas’, que traduz realmente a essência de minhas obras. Amo texturas e amo cores.”

Paisagens oníricas, objetos com contornos diferenciados, detalhes irreverentes, os frutos nascidos na árvore da imaginação, tudo é inspiração. Trabalhos que, ao mesmo tempo, transmitem as ideias e visões da criadora e convidam a quem os aprecia a emergir suas próprias perspectivas. 

A busca por se reinventar e encontrar novos meios e materiais para expressar sua arte é uma característica constante na trajetória da artista plástica. Em “Entre cores e texturas” ela explora, por exemplo, os efeitos diferenciados de um mineral junto às telas, tintas e pinceladas. “Na presente exposição, apresento uma variedade de obras em diferentes

Nascida em Bicas, Adélia criou raízes em Juiz de Fora e permanece sendo uma força criadora, com expressiva presença nas artes plásticas da região (Foto: Divulgação)

formatos e uso de materiais pouco explorados, como a muscovita, que me encantou pelo novo visual e singularidade. Uso tintas acrílicas preferencialmente, mas também gosto de elementos naturais, muitas vezes inusitados”, destaca Adélia.

Com suas pinceladas, muitas vezes intensas, outras repletas de leveza, a artista segue explorando o universo abstrato, a multiplicidade de temas e as experimentações no campo artístico. Suas telas e traços aguçam os sentidos, transmitindo alegria, movimento, prazer e reflexão.

A artista
Nascida em Bicas (MG), Adélia Sena mudou-se para Juiz de Fora para estudar e criou raízes na cidade. A pintura, que entrou em sua vida como hobby, expandiu-se e permanece sendo uma força criadora. Ao longo de sua trajetória, a artista realizou cursos livres de textura e pintura em Juiz de Fora, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Desenvolvendo sua arte e explorando seu talento, Adélia estabeleceu uma expressiva presença nas artes plásticas da cidade e região, realizando diversas exposições em espaços de Juiz de Fora, como por exemplo, no próprio Forum da Cultura e em outras localidades, como em Belo Horizonte e municípios da região. O gosto pela arte também levou a artista a ministrar aulas de pintura e textura sobre telas na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, onde segue atuando.

Outras informações
Forum da Cultura: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306