A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação Renova firmaram convênio de mais de R$ 90 mil para a execução de um projeto que busca fortalecer o estudo de anfíbios e répteis na região, reconhecendo a importância da herpetofauna brasileira em escala global. A UFJF conta com a Coleção de Anfíbios (CAUFJF) e a Coleção de Répteis (CHUFJF), fundadas há mais de 20 anos, que abrigam cerca de 4900 espécimes e 1300 amostras de tecidos tombados.

Convênio com Fundação Renova prevê repasse de R$ 90 mil para melhorias de infraestrutura e de organização do acervo das coleções de anfíbios e répteis da UFJF (Foto: Nathália Ribeiro)

“Essas coleções têm sido essenciais no suporte às atividades de ensino e pesquisa, tanto na graduação em Ciências Biológicas quanto no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF, rendendo colaborações nacionais e internacionais”, explica o professor do Laboratório de Ecologia Evolutiva de Anfíbios (Lecean), Renato Christensen Nali.

Nali coordena, ao lado do professor do Departamento de Zoologia, Henrique Costa, o projeto “Fortalecimento de herpetologia nas regiões Sudeste e Leste de Minas Gerais através do investimento nas coleções de anfíbios e répteis da UFJF”. As coleções da UFJF são consideradas iniciativas importantes devido ao fato de que o Brasil é o país com o maior número de espécies de anfíbios no mundo e o terceiro maior em termos de números de espécies de répteis.

Para Nali, “um dos destaques do projeto é sua contribuição para estudos de grande relevância, como o impacto do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, além de servir como fiel depositária de material biológico da Zona da Mata mineira, uma região prioritária para a conservação desses animais”.

Coleções de anfíbios e répteis fornecem dados valiosos para pesquisas (Foto: Vittoria Pioli)

O projeto visa ampliar a capacidade de recebimento de material e garantir a manutenção a longo prazo das coleções. Para isso, segundo o coordenador, serão realizadas melhorias na infraestrutura física, aquisição de materiais e informatização dos dados. É previsto um crescimento de pelo menos 15% no acervo das coleções após um ano, além de um aprimoramento significativo nos métodos de organização.

Referências
As coleções de anfíbios e répteis fornecem dados valiosos para pesquisas desenvolvidas na graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF. Um dos objetivos do programa é a internacionalização, e coleções científicas bem financiadas podem atrair pesquisadores e cientistas de diferentes origens e instituições.

“Com investimentos adequados e uma equipe dedicada, a expectativa é que as coleções CAUFJF e CHUFJF se tornem referências sólidas e reconhecidas no estado de Minas Gerais. O projeto não apenas fortalecerá as capacidades de pesquisa da UFJF, mas também contribuirá para a preservação da biodiversidade regional e para a formação de futuros biólogos, consolidando-se como um importante marco na ciência e na conservação ambiental”, ressalta Nali.

“Espera-se que o projeto possa estimular um movimento para instalação das coleções em um espaço físico adequado e receber apoio de pessoal técnico que possa garantir a viabilidade do material.”

Visitação
A CAUFJF e CHUFJF possuem uma política de visitação de pesquisadores do Brasil e do mundo. Além disso, existe a possibilidade de permuta de material (genético ou de espécimes) e de servirem como fiel depositário de material biológico proveniente de projetos de pesquisa e empreendimentos de licenciamento ambiental.

labanfibiosufjf@gmail.com (coleção de anfíbios)
repteisufjf@gmail.com (coleção de répteis)