O Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conta com um acervo de, aproximadamente, 1.800 objetos relacionados a áreas como Topografia, Meteorologia, Mecânica e Eletricidade. Parte desse acervo de peças tridimensionais agora também pode ser conferida on-line, no site do museu

Itens abrangem objetos produzidos entre o século XIX e os anos 2000 (Foto: Divulgação)

Aproximadamente 400 objetos de diferentes áreas já foram catalogados no site. A principal origem dos itens é a antiga Escola de Engenharia de Juiz de Fora, fundada em 1914 – atual Faculdade de Engenharia da UFJF. Parte dos materiais foi adquirida ao longo dos anos. Uma outra parte foi produzida internamente e integra um capítulo importante da unidade acadêmica – a Fábrica de Aparelhos, posteriormente Parque Tecnológico da Escola de Engenharia, que produziu artefatos comercializados para indústrias, escolas de nível médio e faculdades de estados como Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Há, ainda, instrumentos científicos e equipamentos didáticos oriundos de diferentes unidades acadêmicas da UFJF, em uma representação da memória da cultura científica e tecnológica da instituição. A catalogação dos itens é realizada no âmbito das atividades do projeto de extensão “Patrimônio Histórico e Popularização da Ciência no MDCT”, voltado à organização da mostra presente no museu e à recepção dos visitantes. 

Câmera Yashica (Foto: Divulgação)

Como aponta a coordenadora do projeto, Lília Ávila, os catálogos contam com informações básicas das peças. “Temos 15 catálogos atualmente, divididos por áreas. E lá estão a origem das peças e as funções básicas delas. Há uma diversidade de instrumentos que vai contemplar todas essas áreas do conhecimento.” 

Destaques
Os catálogos dos objetos de Ciência e Tecnologia contam com informações sobre a área, materiais utilizados na confecção do item, origem e fabricante. O acervo do Museu Dinâmico conta com objetos produzidos desde o final do século XIX até meados dos anos 2000, em uma demonstração da evolução do conhecimento científico e tecnológico. 

Entre os destaques, estão os já citados itens do antigo Parque Tecnológico da Escola de Engenharia, fundado em meados da década de 1950 e com origem na Fábrica de Aparelhos, criada nos anos 1930. Como conta o colaborador do MDCT e tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast – parceiro da UFJF), Paulo Noronha, o surgimento do Partec representou um momento de evolução para a antiga Escola de Engenharia. 

“A Escola de Engenharia se propõe, naquele período, tornar-se um centro de referência na produção de equipamento científico e tecnológico, além de procurar congregar ao seu entorno, outras indústrias que poderiam ser desenvolvidas na região de Juiz de Fora. A concepção da Escola era justamente fazer com que outras indústrias de Juiz de Fora participassem do desenvolvimento científico e tecnológico da região”, afirma. 

Balança Tríplice Escala (Foto: Divulgação)

Na década de 1970, o Partec passa a ser subordinado à antiga Pró-Reitoria de Tecnologia da UFJF. Neste período, o projeto se dedica, principalmente, à produção da balança Tríplice Escala e pranchetas para desenho, além de realizar serviços de manutenção na Universidade. 

A Tríplice Escala foi criada pelo professor Josué Lage Filho, que foi diretor técnico da Escola de Engenharia. De acordo com Noronha, mais de 70 anos após a sua criação, a balança continua a ser utilizada por sua “robustez e precisão” e foi patenteada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). 

O MDCT tem, ainda, uma rara coleção de objetos científicos fabricados pela empresa francesa Les Fils d’ Émile Deyrolle; segundo Paulo Noronha, “uma das mais completas coleções deste fabricante no Brasil, além de possuir uma das mais importantes coleções no mundo, no que se refere a museus de Ciência e Tecnologia”, avalia. 

Visitação
Os catálogos dos instrumentos científicos são atualizados periodicamente. No momento, a sede do MDCT (localizada na Avenida Getúlio Vargas, 763, Centro com entrada pela Rua Floriano Peixoto) passa por reformas. A previsão é que as visitas presenciais sejam retomadas em maio, podendo ser agendadas por meio de formulário próprio disponível no site, ou pelo telefone (32) 2102-6340. 

Outras informações
(32) 2102-6340 – Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) 
museudct@engenharia.ufjf.br
Facebook 

Instagram