Começa nesta segunda-feira, 19, o período de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora – o Avalia UFJF 2023. O processo consiste em conhecer e avaliar as necessidades da comunidade acadêmica e da comunidade externa à UFJF sobre a infraestrutura da Instituição.

De acordo com o professor e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Leonardo Goliatt, os participantes irão responder o questionário sobre a infraestrutura de diversos espaços da UFJF – unidades administrativas, acadêmicas, salas de aula, entre outros locais.

“Tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa à UFJF poderão manifestar seu grau de satisfação com a infraestrutura que nós temos na Universidade, em Juiz de Fora e Governador Valadares. Essas respostas nos ajudarão a compreender quais são as necessidades que precisam ser atendidas para termos uma Universidade que ofereça qualidade em todos os seus espaços.”

O período de avaliação vai até o dia 19 de março. Estudantes, professores e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) podem acessar o Siga 3 na aba ‘Eventos’ para realizar o preenchimento do formulário. Já a comunidade externa irá preencher um formulário on-line. A participação na pesquisa leva dez minutos, para membros da comunidade acadêmica, e apenas dois minutos para o público externo. É preservado o sigilo das respostas.

Apesar de a participação ser voluntária, a Autoavaliação Institucional é uma importante ferramenta para nortear os planos de ação e a melhoria dos serviços oferecidos pela UFJF.  Com a divulgação dos resultados, as equipes administrativas e acadêmicas da instituição poderão debater e implementar ações propostas pelos indicadores avaliados. O “Avalia UFJF” segue as normativas do Ministério da Educação (MEC). A meta, segundo a professora e vice-presidente do CPA, Pamela Gerheim, é de que 30% da comunidade acadêmica participe do processo até 2027.