O desenvolvimento de competências em profissionais da atenção básica em saúde e sua relação com a saúde mental no trabalho foram tema de artigo publicado na Revista Organizações & Sociedade, periódico A2 Qualis Capes, um dos mais importantes no campo dos estudos organizacionais. O estudo é fruto da pesquisa de doutorado do servidor Leonardo Alexandrino de Almeida, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).
Denominado “A contribuição da interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências para atuação em saúde mental relacionada ao trabalho na Atenção Básica em Saúde”, o artigo aborda uma preocupação crescente nos ambientes de trabalho: a saúde mental dos profissionais. Em sua investigação, Leonardo Alexandrino avaliou o processo de desenvolvimento de competências para a atuação em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) na atenção básica em saúde. Os estudos do servidor na área da SMRT também foram publicados na edição de novembro da Revista Psicologia: Teoria e Prática.
Metodologia e resultados
Segundo o servidor, a pesquisa se ancora em um referencial que discute a noção de competência e o seu desenvolvimento de forma contextualizada a partir do paradigma interpretativista. “Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática, com categorização a posteriori. Os resultados demonstram pouca inserção da SMRT na atenção básica, falta de integração entre os setores e profissionais, e a existência de algumas ações desenvolvidas de forma interdisciplinar. As estratégias de desenvolvimento de competências fomentam a interdisciplinaridade, mas não abordam a saúde mental dos trabalhadores usuários dos serviços. A partir de uma discussão aprofundada, conclui-se que a interdisciplinaridade é uma competência importante para a atuação na atenção básica, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de outras”, explica.
O trabalho contou com participação da professora Mônica Bianco, orientadora de doutorado do servidor, além do coorientador, professor Thiago Drumond e da professora Roberta Alves. O projeto contou com apoio da UFJF e foi financiado pelo CNPq.