Tema recorrente e de relevância ainda mais significativa nos dias atuais, a Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) norteou pesquisa do servidor Leonardo Alexandrino, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os estudos e resultados foram apresentados em um artigo, publicado neste mês, na Revista Psicologia: Teoria e Prática, um periódico especializado, direcionado a pesquisadores e praticantes da área.

A pesquisa intitulada “Representações Sociais de Gestores da Saúde sobre Competências, Saúde Mental e Trabalho” buscou entender de que forma essas representações dos trabalhadores em cargos de gestão podem contribuir ou dificultar o desenvolvimento de competências profissionais de trabalhadores da atenção básica na área da saúde mental e trabalho.

Alexandrino explica que a publicação é fruto do trabalho de um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo projeto foi financiado pelo CNPq e contou com o apoio institucional da UFJF. São coautores do artigo os professores Thiago Drumond Moraes, Roberta Belizário Alves e Mônica de Fatima Bianco, que também é orientadora da pesquisa de doutorado do servidor de GV.

O trabalho identificou que o desenvolvimento de competências sobre SMRT é dificultado devido às representações dos gestores sobre o assunto e também à falta de transformação efetiva dos processos de trabalho. Os resultados demonstram diferentes representações sobre competências e SMRT entre os entrevistados, a utilização de metodologias ativas para o desenvolvimento de competências e limitações para o desenvolvimento e a mobilização de competências em SMRT devido às representações dos gestores e ausência de transformações dos processos de trabalho.

Com a iniciativa, percebeu-se a necessidade de ações que favoreçam a compreensão dos processos de saúde de modo ampliado, a percepção da SMRT como responsabilidade coletiva, a desvinculação da noção de competências exclusivamente a atributos individuais e a elaboração de protocolos e instrumentos para investigação do nexo causal entre saúde mental e trabalho.

Clique aqui e confira o artigo completo.