Professores e alunos da comunidade do ICB se preparam para o evento (Foto: Laboratório de Genética e Biotecnologia da UFJF)

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, pela primeira vez, o “Darwin Day” – evento promovido pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG) em comemoração ao aniversário de Charles Darwin (12 de fevereiro).

A programação conta com dez palestras sobre os mais variados temas dentro do campo da evolução com profissionais da UFJF e de outras cinco universidades federais. Também haverá espaços destinados a troca de conhecimentos sobre o ensino e pesquisa, além de exposições e uma noite cultural.

De acordo com o professor do Departamento de Biologia do ICB e organizador do evento, José Marcello Salabert, o público pode esperar a participação de cientistas renomados no país com um alto nível de debate. “Será uma oportunidade de aprender sobre o assunto, de levar mais conhecimento sobre evolução ao público. Teremos palestras de diferentes temas desde a origem da vida até o surgimento de novas espécies passando por explicações dos processos evolutivos.” Confira a programação completa.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, e acontece no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A inscrição deve ser feita por meio do formulário on-line, até o dia 16 de fevereiro. A participação garante certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Charles Darwin

Um dos mais brilhantes cientistas da humanidade, o britânico Charles Darwin (1809 -1882) formulou a teoria da evolução das espécies explicando as mudanças dos seres vivos por meio da seleção natural. A obra “A origem das espécies” (1859) abriu caminho para a ciência moderna e para os estudos de genética.

Outras informações:

Grupo de Citogenotoxidade e Mutagênese Ambiental