Na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de assinatura da ata que marca a retomada das obras do Hospital Universitário (HU/UFJF) – espaço sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No total, serão R$180 milhões destinados à conclusão da obra, que tem previsão para ser finalizada até o final de 2026. A cerimônia acontece no Anfiteatro do Centro de Convenções da Universidade, localizado na Faculdade de Medicina. 

A destinação da verba já havia sido anunciada em agosto de 2023, quando o Governo Federal incluiu o nome da instituição no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa prevê o investimento de R$1,7 trilhão em obras de infraestrutura no país no período de 2024-2026. 

Atualmente, o HU/UFJF-Ebserh é um hospital de referência para 94 municípios e atende, anualmente, uma base de 1,7 milhão de pessoas. As obras de ampliação do hospital consistem na edificação de onze novos blocos (dois quais, dois já estão em funcionamento) e o número de leitos passará dos 137 atuais, para 356. Além disso, o novo HU contará com 15 salas cirúrgicas, hemodinâmica (que ampliará o atendimento cardiológico), centro obstétrico e, ainda, mais quatro consultórios, sendo dois de Transplante de Medula Óssea (TMO) e dois de pronto atendimento.

A projeção é que o hospital não apenas mantenha, mas amplie sua contribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se referência em oftalmologia, alta complexidade cardiovascular e em neurologia/neurocirurgia e Unidade de Terapia Intensiva Coronariana, além de se converter em um hospital de urgência tipo 2.

Já no âmbito de ensino e formação, a experiência dos residentes e acadêmicos de 29 programas de residência médica e cinco de residência uni e multiprofissional será aprimorada com ambientes assistenciais modernos e planejados para contemplar atividades de ensino e pesquisa.

Com a entrega das obras, as atividades hospitalares realizadas na Unidade Santa Catarina do HU serão encerradas, e toda a operação do espaço será transferida para a nova Unidade Dom Bosco.