Candidatos interessados em ingressar em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado possuem, a partir de agora, uma nova plataforma que contém informações sobre os cursos de todas instituições públicas de ensino superior do país. O repositório foi criado pelo técnico-administrativo em educação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Erick Carvalho Campos.

Embora tenha sido batizado como Guia das Federais, o repósitório possui dados de instituições de ensino estaduais, fundações, além de opções diversas, como instituições associadas às Forças Armadas e Judiciário. O critério norteador é a oferta de cursos por instituições públicas.

A ideia surgiu a partir de uma dificuldade pessoal enfrentada pelo autor do Guia. “Embora existam o e-MEC com informações sobre cursos de graduação e especialização, e a plataforma Sucupira com cursos de mestrado e doutorado, eu tinha uma dificuldade grande de obter as informações que precisava, seja pela interface complicada, seja pela falta de opções de filtros. O caminho pra conseguir as informações que precisava era muito trabalhoso”, explicou Erick.

O Guia das Federais foi desenvolvido a partir do segundo semestre de 2023. “Como não sou desenvolvedor, a dificuldade em conseguir algo funcional e fácil de usar foi grande, porque surgem desafios técnicos diversos quando se lida com grande volumes de dados”, destacou Erick, que é graduado em Engenharia Mecânica.

Para ter acesso ao material basta clicar aqui. O projeto é aberto, e todo o código e instruções para replicar ou contribuir foram disponibilizadas aqui pelo autor. “Tentei fazer com que a interface fosse a mais amigável possível para que esse processo de busca não se complicasse. O site tem uma série de limitações, mas acredito que pode ser útil para facilitar os primeiros passos de quem está buscando planejar sua jornada acadêmica nas diversas fases da vida”, finalizou Erick.