O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) deu início, nesta segunda (22), à entrega dos convites para a Colação de Grau Unificada da Instituição, que acontece no dia 1º de fevereiro. Os convites serão disponibilizados aos formandos ou seus representantes previamente autorizados até a sexta (26), das 8h às 18h, no setor de Comunicação, Cultura e Eventos, na sede administrativa.

As três solenidades de colação de grau, que vão acontecer no auditório do IFMG-Campus Governador Valadares, marcam o fim da graduação de cerca de 130 formandos de nove cursos do campus.

Às 14h, colam grau os formandos de Ciências Contábeis e Direito. A cerimônia das 16h contempla os graduandos em Administração, Ciências Econômicas, Educação Física e Farmácia. Às 18h, acontece a solenidade de colação de grau dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Retirada de convites
Cada formando terá direito a três convites para a cerimônia; não é necessário convite para o formando. Crianças com quatro anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau. O responsável deverá apresentar documento de identificação e assinar o recebimento.

Caso o formando precise de um representante para recolher os convites, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.br com seus dados próprios e os dados de quem buscará o convite.

Orientações
Será permitida a presença de um fotógrafo particular por turma durante as cerimônias. Os profissionais devem dividir o espaço com a equipe de Comunicação, que também faz o registro oficial das imagens. É necessário o envio do nome completo e documento dos fotógrafos para o email comunicacao.gv@ufjf.br até a sexta, 26 de janeiro.

Os formandos devem chegar ao local da cerimônia com uma hora de antecedência para receberem a beca, realizarem os ajustes necessários e assinarem o termo de colação.

Além disso, para participar da cerimônia, o formando deve assinar o Termo de Colação de Grau no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). É possível acessá-lo através do próprio celular, conforme o passo a passo elaborado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e disponível aqui.  O documento estará disponível para assinatura 30 minutos antes do início da cerimônia.

De acordo com orientações da Gerência de Graduação da UFJF-GV, os formandos que colaram grau antecipadamente não podem participar da cerimônia de colação de grau unificada.

Desde 2022, a UFJF integra o rol das instituições de ensino superior que passaram a expedir seus diplomas de graduação no formato digital, o qual foi instituído pelo MEC em 2018. Os formandos receberão seus diplomas no prazo de até 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 60, se necessário, conforme prevê a atual legislação.

Não é necessário solicitar o nada consta à Biblioteca, porém o formando não deve ter pendências (livros emprestados e multas abertas), que podem atrasar a emissão do diploma. Todos os materiais emprestados devem ser devolvidos. Para devolução de obras do campus avançado, o aluno deverá se dirigir até a Biblioteca Centro UFJF-GV (anexo Pitágoras) durante o horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O formando pode consultar a existência de multas no balcão de atendimento e/ou acessar o Siga 3, ícone “Biblioteca”. Clicar em “Meu Pergamum”, em “Empréstimos” e depois em “Débitos”. Na sequência, será necessário seguir as orientações para quitar os débitos.

Para mais informações, acesse o Guia do Formando.

O auditório do IFMG fica localizado à Av. Minas Gerais, 5189, no bairro Ouro Verde, em GV.

A sede administrativa fica localizada à Rua São Paulo, 745, no Centro.