A Comissão Gestora responsável pelo desenvolvimento do projeto de emancipação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) criou um site com informações detalhadas sobre todo o processo.

De acordo com os desenvolvedores, o objetivo da página é fortalecer o diálogo e promover a participação ativa de todos os interessados. “O site foi estruturado de maneira intuitiva, oferecendo conteúdos que abrangem o histórico dos movimentos da comunidade de Governador Valadares em busca da criação de uma universidade federal autônoma na cidade, assim como o histórico das ações em prol da emancipação dentro da UFJF”, explicou o professor Leandro Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida.

Dentre as informações disponíveis no site, destacam-se as composições e atribuições das comissões e grupos de trabalho já formados dentro da UFJF, bem como todos os eventos e documentos por eles desenvolvidos. Além disso, o site também fornece detalhes sobre a construção do projeto da nova universidade.

Os interessados terão acesso ainda às propostas de diretrizes norteadoras apresentadas pela comunidade, tanto interna quanto externa à UFJF, seja em eventos ou por meio do formulário, para consideração e avaliação pelos Grupos de Trabalho.

Apresentação de propostas

Até o dia 1º de fevereiro, a comunidade pode apresentar propostas para o projeto de uma nova universidade. A comissão gestora criou um formulário (disponível aqui) em que é possível enviar ideias relativas aos seguintes eixos e subeixos: Acadêmico; Comunicação e Cultura; Infraestrutura, Tecnologia de informação e Sustentabilidade; Gestão de Pessoas; Gestão organizacional, Orçamento e Controle); Organograma; Avaliação institucional; Ampliação do quadro de pessoal e gratificações; Orçamento necessário; Estrutura de gestão acadêmica; e Expansão.

Cada proposta norteadora pode ser enviada individualmente ou coletivamente. Deverá apresentar redação curta, com conteúdo abrangente, com possibilidade de inclusão de exemplos sintéticos.