Atualizada às 09h23 do dia 31/01/2024

Os estudantes que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 já podem verificar suas notas, divulgadas nesta terça-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC). Com a pontuação obtida, é possível disputar uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. São 2.251 oportunidades em 74 cursos de graduação em Juiz de Fora e em Governador Valadares.

No campus de Juiz de Fora, são distribuídas 1.851 vagas entre 64 graduações. Já em Governador Valadares, 400 oportunidades serão direcionadas para outros dez cursos, conforme o Termo de Adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

A novidade deste ano é a implementação de um único calendário para todos os participantes do programa. Isso significa que, mesmo os candidatos aprovados para o segundo semestre, devem efetuar a matrícula na mesma data daqueles que iniciam no primeiro semestre.

Como ver a nota do Enem?
Para visualizar as notas, é necessário acessar aPágina do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: Basta acessar a página de acesso ao.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

A nota da redação também é divulgada no mesmo site. Para acessá-la, clique no botão “Vista pedagógica”, e então será possível verificar seu desempenho detalhado em cada uma das cinco competências da redação do Enem. Essa correção é chamada de espelho da Redação do Enem.

Embora a correção da redação fique disponível para visualização, ela serve somente para fins pedagógicos, ou seja, para auxiliar o aluno a ver seus pontos fortes e fracos e ter recursos para melhorar sua escrita e poder de argumentação. O Enem não faz revisão da nota da redação caso o candidato não concorde com a correção efetuada.

Uma das maneiras de ingressar na UFJF com a nota do Enem é pelo Sisu (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

Nota do Enem como ingresso na UFJF
Uma das maneiras de ingressar na UFJF com a nota do Enem é pelo Sisu. As inscrições para esta edição, conforme o MEC, ficam abertas entre 22 e 25 de janeiro. Os resultados serão divulgados no dia 30 deste mês. Para participar da seleção, o candidato deve ter feito as provas do Enem em 2023, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação.

Para se inscrever, é preciso acessar o Portal de Acesso Único, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2023. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso, bem como realizar o cancelamento da inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

Confira o edital do Sisu 2024.

Mudanças na Lei de Cotas
A UFJF, seguindo as definições da nova Lei de Cotas (Lei 12.711), reserva vagas para as categorias: pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência e escola pública, além do critério de baixa renda, aplicado nesta edição do Sisu, com nova regra de um salário mínimo per capita.

A classificação dos candidatos inscritos no Sisu será efetuada primeiramente na modalidade de ampla concorrência, de acordo com o desempenho no Enem 2023. Esta é uma das novidades da atualização da Lei de Cotas: os cotistas de reserva de vagas serão classificados inicialmente na ampla concorrência, desde que tenham notas suficientes para serem classificados na ampla concorrência.

Matrículas e lista de espera
As matrículas dos aprovados na chamada regular ocorrem entre os dias 2 e 7 de fevereiro. Os candidatos devem ficar atentos aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações estão disponíveis na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Quem quiser se inscrever para as listas de espera terá entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro para se manifestar pelo mesmo sistema de inscrição.

Pism e Sisu com editais diferentes
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF e o Sisu operam em editais distintos. Enquanto o Sisu adota as recentes modificações estipuladas pelo MEC, o Pism mantém as regras anteriores em relação ao seu processo seletivo.

Candidatos que participaram do Pism 2024 e estão aguardando a divulgação das notas do módulo III devem estar atentos às especificações da distribuição de vagas, conforme detalhado no edital específico do programa.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf