Os impactos da suplementação de vitamina D na pressão arterial de indivíduos hipertensos foram tema de artigo publicado no “Journal of Hypertension”, periódico internacional de nível Qualis A1 – maior nível de classificação do segmento. O estudo “Efeito da suplementação de vitamina D na pressão arterial em indivíduos hipertensos e com hipovitaminose D: Uma revisão sistemática e meta-análise” é fruto de pesquisas de iniciação científica e conclusão de curso do egresso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Matheus Serra.

Matheus (ao centro), acompanhado da profa. Maísa (de branco), prof. Roberto (de azul) além dos examinadores Ione Matos e Simonton Silveira, na apresentação do TCC. (Foto: arquivo)

O pesquisador explica que a iniciativa surgiu com sua participação no projeto de extensão Núcleo de Estudo da Pessoa Idosa, onde percebeu não haver um consenso científico em relação aos efeitos da vitamina D na pressão arterial de indivíduos hipertensos. Em busca de mais informações e soluções para a lacuna observada, Matheus apresentou a proposta de pesquisa ao professor do campus GV Roberto Queiroga Lautner, pós-doutor em Ciências Biológicas e “reconhecido pela sua vasta experiência e conhecimento em hipertensão”.

A equipe, então, analisou e identificou controles fisiológicos impactados pela suplementação. “A vitamina D, que há décadas vem sendo relacionada apenas com a homeostasia do cálcio, também participa de outros controles fisiológicos. Em pessoas idosas com hipovitaminose D, a suplementação dessa vitamina é importante para o controle da pressão arterial. Este dado, até então desconhecido da comunidade científica, é fruto do TCC do Matheus, o que é motivo de muito orgulho e demonstra a excelência dos nossos egressos”, relata o professor Roberto.

O docente destaca a qualidade do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e a relevância científica do tema abordado. “O Matheus foi um estudante dedicado e que participou de maneira intensa desde a hipótese inicial para elaboração da pesquisa como também no desenvolvimento das ferramentas para busca, análise e discussão dos dados. A publicação, extraordinária para um trabalho de conclusão de curso, adiciona informações inéditas na literatura, sinalizando a existência de um novo paradigma para pesquisas na área da Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular”.

Os estudos desenvolvidos foram fundamentais na recente carreira profissional de Matheus, que concluiu a graduação em 2023, na UFJF-GV. “Essa publicação contribui não só para minha trajetória no meio acadêmico mas também como nutricionista, onde posso atuar com mais segurança e maior nível de evidência científica no tratamento de pacientes com hipertensão. Poder contribuir com a ciência, com a publicação de um artigo em uma revista com o maior nível de classificação, é motivo de grande orgulho para mim”, relata o agora nutricionista, que agradece: “Destaco a relevante coorientação da profa. Maísa Silva, cujo profundo conhecimento em bioquímica e experiência em publicações de meta-análise trouxeram uma perspectiva valiosa para o desenvolvimento qualidade da pesquisa. Além disso, contamos com a importante contribuição do prof. Leandro Roberto de Macedo na análise estatística dos dados”.