A companhia de teatro valadarense Asa do Invento é a idealizadora do festival. (Foto: Yago Rioga)

O projeto de extensão UFJF na Rota Cultural integra a organização do 16º Festival Nacional de Teatro (Fenta), que acontece de 18 a 21 deste mês em Governador Valadares. É a primeira vez que o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora atua no evento.

Idealizado pela Companhia de Artes Asa do Invento com o apoio da prefeitura da cidade, o festival é gratuito e reúne em sua programação oficinas, espetáculos e outras atividades culturais. Cerca de 20 grupos de todo o país devem se apresentar ao longo dos quatro dias de evento em diversos espaços, como praças públicas, o CEU das Artes e o Teatro Atiaia.

Na avaliação da coordenadora do UFJF na Rota Cultural, Julia Pimentel Maia Portugal, a parceria é importante porque “insere a universidade dentro do contexto das manifestações artísticas e culturais da nossa cidade”. Ainda de acordo com a servidora, a participação no Fenta está alinhada com um dos objetivos do projeto de extensão. “Trabalhamos sempre junto a outros coletivos culturais, entendendo como é possível fomentar, potencializar e articular manifestações que já existem na nossa cidade, mas muitas vezes são invisibilizadas e não possuem apoio da máquina pública pra sua execução. A universidade pública, através do nosso projeto de extensão, entra como catalisadora desses movimentos”, afirma Portugal.

A presidente do Asa do Invento, Milena Silva Bispo, destaca a importância da parceria com a universidade. “Temos consciência do alcance e impacto do Fenta para a população de Governador Valadares. Mas ainda não furamos totalmente a bolha. Queremos que a UFJF seja um instrumento para impulsionar a arte para os estudantes, professores e toda comunidade acadêmica”.

Para conferir a programação completa e ficar por dentro das novidades do festival, acesse perfil da Companhia de Artes Asa do Invento no Instagram.

Sobre o projeto de extensão

Criado em 2018, o UFJF na Rota Cultural possui dois eixos de atuação. Além de estabelecer uma articulação com os coletivos e demais manifestações e atividades culturais desenvolvidas em Governador Valadares, o projeto ainda busca estruturar um núcleo artístico e cultural dentro do próprio campus.

Em relação às manifestações dentro da própria UFJF, o Rota tem promovido uma série de vivências, workshops, apresentações teatrais, performances, estudos e oferecido oficinas de capacitação, a fim potencializar os recursos humanos da universidade.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o perfil do UFJF na Rota Cultural no Instagram.