Estão abertas as inscrições para a primeira edição da “Oficina Online de História da Administração”, relacionada à história de empresas e à história do pensamento administrativo. As candidaturas, tanto para ouvinte, quanto para submissão de trabalhos, devem ser feitas até 29 de fevereiro. 

A oficina, voltada a pesquisadores e estudantes – de graduação e pós-graduação – de todas as áreas do conhecimento, é promovida pelo grupo de pesquisa “História da Administração e Economia Política”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A participação é gratuita, com emissão de certificado da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

Aperfeiçoamento
A previsão é de que o encontro seja formado por sessões voltadas ao aperfeiçoamento dos estudos submetidos. De acordo com a organização da oficina, o objetivo é incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e publicações de artigos em eventos e periódicos.

“Cada sessão será coordenada ativamente por membros do grupo de pesquisa, procurando garantir a consecução do propósito central da oficina: congregar estudantes e pesquisadores em torno do aperfeiçoamento da pesquisa em história da administração”, explica Elcemir Paço Cunha, coordenador do grupo e professor do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc). 

Os acadêmicos que tiverem seus trabalhos aprovados terão um tempo maior para exporem suas ideias, em comparação com o habitual em outros eventos. “Os ouvintes também se beneficiam ao terem acesso às pesquisas em andamento, participarem ativamente das discussões e encontrarem inspiração para seus próprios trabalhos”, avalia Cunha, que considera, ainda, as temáticas da oficina como consideravelmente transversais e presentes em várias áreas formativas. 

Inscrições
Interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Candidatos que irão submeter trabalhos também devem efetuar o processo por meio da página. O resultado da avaliação dos textos será divulgado em 5 de março. A oficina será realizada entre os dias 12 e 14 de março. A previsão é de que as atividades sejam realizadas no período noturno. 

Outras informações
Oficina Online de História da Administração
Página da oficina no Instagram

Blog do grupo de pesquisa História da Administração e Economia Política