A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem a público manifestar seu integral apoio ao Pe. Júlio Lancellotti, doutor honoris causa desta Instituição e, nesta condição, inspiração para nossas ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação.

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), ao propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de São Paulo, com o objetivo de investigar organizações não governamentais que recebem dinheiro público para trabalhos com a população em situação de rua daquela cidade, pretende atingir diretamente ao Pe. Júlio, uma vez que este desenvolve ações que garantem a sobrevivência e a dignidade a estas pessoas, excluídos de ações concretas do poder público, silenciados, explorados e, muitas vezes, exterminados.

Entendemos que, através desta perseguição notória à pessoa do Pe. Júlio, os vereadores signatários de tal proposta incitam um discurso e uma prática de ódio e de criminalização das lutas, da solidariedade e do humanismo que deve nos nortear. Revela, ainda, a degradação do debate público e do exercício de mandatos que servem a uma ideologia reacionária, cujo único objetivo é segregar, desprezar e defender privilégios, criminalizando ou responsabilizando os próprios sujeitos em situação de exclusão pela sua condição.

A história de vida e de dedicação de Júlio Lancellotti aos excluídos e pauperizados de nossa sociedade nos inspira a buscar políticas públicas e ações da sociedade civil que promovam o conhecimento e a emancipação de homens e mulheres de todo o país, sendo, portanto, caminho e meta para as instituições públicas como as universidades.

Urge trazer o debate político para uma racionalidade onde não estejam excluídos patamares civilizatórios e o diálogo respeitoso, onde os direitos sejam para todos e não apenas para os proprietários, como sempre, de grande parte da renda nacional.