Pesquisadores da UFJF publicam estudo pela editora de Cambridge (© luza studios via Canva.com)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga uma importante contribuição ao campo da Linguística: o professor Tiago Timponi Torrent e o doutorando Arthur Lorenzi Almeida, ambos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF, são coautores do e-book “Copilots for Linguists” (“Copilotos para Linguistas”, em tradução livre). O trabalho, publicado pela editora da Universidade de Cambridge, estará disponível gratuitamente até dia 5 de janeiro.

O livro explora o potencial das inteligências artificiais gerativas conversacionais, como o ChatGPT e Open Assistant, no suporte a linguistas na tarefa de descrição e estudo de uma língua. Na obra, os pesquisadores abordam como o alto volume de dados armazenados nesses programas pode complementar softwares tradicionalmente utilizados por linguistas que, geralmente, carecem de interfaces conversacionais.

“Nós propusemos um conjunto de experimentos controlados para entender e mensurar a real performance dessas ferramentas em duas grandes tarefas executadas por linguistas: a análise de estruturas morfossintáticas, também conhecidas como construções gramaticais, e a proposição de frames semânticos, que são estruturas de análise para a construção do significado das línguas”, explica Torrent. Segundo o pesquisador e líder do grupo de pesquisa FrameNet Brasil, o livro também considera tanto os aspectos éticos quanto os riscos associados ao uso dos modelos de inteligência artificial (IA).

O doutorando Arthur Lorenzi também ressalta a importância da análise crítica humana, mesmo quando auxiliada por IA. “É importante destacar que, embora essas ferramentas sejam treinadas para responder às requisições de uma pessoa, elas não possuem um elemento essencial no desenvolvimento de uma pesquisa: a análise crítica. Tentamos mostrar a relevância da postura crítica do pesquisador, enfatizando que, ao usar uma dessas ferramentas, as respostas obtidas devem ser vistas como um viés do texto. A análise continua sendo essencialmente a responsabilidade de quem conduz a pesquisa.”

Durante o International FrameNet Workshop, evento realizado em agosto, os pesquisadores Torrent e Almeida, apresentados pelo especialista Mark Turner, discutiram a temática do recém-lançado e-book. O foco foi na implementação de um chatbot baseado em um Modelo de Língua de Grande Escala (AI LLM chatbot) dentro da Gramática de Construções e da Semântica de Frames.

Na palestra, disponibilizada integralmente online e em inglês, os pesquisadores delinearam procedimentos detalhados e estruturados para fomentar diálogos com LLMs conversacionais, demonstrando a eficácia destes sistemas como parceiros dialógicos em investigações na área da linguística.

Outras informações:

Livro Copilots for Linguists

FrameNet Brasil

Programa de Pós-graduação em Linguística